quinta-feira, 19 de maio de 2011

AS IGREJAS DE MATA GRANDE - Igreja do Sítio Buenos Ayres




A igreja do Sítio Buenos Ayres, construída por Zeca Beier.


Maceió -Al., 19 de maio de 2011.

Construída pelo grande industrial José Florentino Villar (Zeca Beier) que possuía muitas terras e um vapor de descaroçar algodão no sítio Buenos Ayres, próximo a fazenda do meu avô José Barbosa de Mendonça.
Conta-se que Zeca Beier era alvo de inveja de um grande comerciante de algodão de Água Branca –Al., que movido pela grande inveja contratou Lampião e seus asseclas para seqüestrar a filha do Industrial e atear fogo ao vapor.
Lampião não conseguiu seu intento de seqüestrar a moça, pois José Vilar de Mendonça (meu tio) soube com antecedência e avisou.Todos se retiraram de casa, dormiam no mato e numa certa tarde de domingo o temido cangaceiro apareceu com trinta e dois homens ,matou a tiros de fuzil e parabelum mais de trezentos bovinos que estavam nas proximidades da casa , ateou fogo ao vapor cujo algodão e lã armazenados, queimaram por mais de dois meses.

7 comentários:

  1. Sou da terra e desconhecia este fato. É bom saber que existe alguém que se importa em reportar as nossas origens.
    BZumba.

    ResponderExcluir
  2. A primeira mulher DE THEODORIO (VIEIRA DE SANDES)ALVES BEZERRA E MÃE DO MONSENHOR SEBASTIÃO ALVES BEZERRA,FOI MARIA FLORENTINA DA CUNHA VILLAR.

    ResponderExcluir
  3. É possível que Maria Florentina da Cunha Villar seja irmã de José Florentino Villar e de Antonia Villar, esposa de Moisés Alves Bezerra?

    ResponderExcluir
  4. Libania villar Antonia Villar da cunha mae de Ines
    maria villar que era mae de padre sebastiao!essas tres eram as iemas de zeca Beê. Valdinha Villar neta de zeca beê

    ResponderExcluir
  5. Germano esta e a historia que minha contava!:Dias antes do acontecido zeca bee meu avo avia sonhado que lampiao e seu grupo iria queimar a fabrica pediu a minha avo para que suas cvoisas de mais valor dentro da capela que sonhou que lampio vinha queimar o vapor minha vo duvidou disso achou que era besteira.Depois diiso como era de seus costume ele veio para o inhapi Zeca bee veio domingo participar de uma missa com o adre firmino terminando a missa o padre foi ao seu encontro dele conversar era muito querido enquanto estavam conversando uma pessoa a cavalo chegou gritando corram daqui que lampiao esta no curralinho ele elembrou do seus sonhou e correu em sua burra pela estrada forra gritando em toda casa que avistava que se retirrasa e que lampiao estava ao seu encontro antes de chegar a casa delle gritando pela minha avo que saisse rapido que lampiao estava chegando uma de suas empregadas chamada jacinta teria ido levar qualhada a uns moradores minha avo mando minha avo griatar por jacinta demorou um pouco ate jacinta apartecer quando jacinta chegou fexaranm as portas sairam rapido logo apos que iam saindo minha avo ercebeu que estava uma sandalia velha ia voltar para buscar uma sandfalia nova minha mae nao deixou ela ir!se estivesse voltado teria encontrado com os cangaceiros as duas fugiram meu avo zeca bee nao entrou em casa foi baixiu tirou a serra da burra, que correu muito na estrada para que que a familia encontrasse antes de lampiao chegar la no baixiu chegou uns empregados da fabrica ele pediu que fosse tirar os paus da porteira ara os bezeirros saissem do curral , os empregados lhe obedeceram chegando proximo da casa dele ouviu um cangaceiro dizer " mais se nois pega zeca bee em casa com a familia" chegando perto de meu avo he contou ! asim meu avo procedeu e foi ao encontro da minha mae e minha avo no alto da susuarana onde tinham uma casa se esconderam ! antes mesmo de cheggar ate o alto ouviram os tiros de portas e tiros de gados! o gado tinha de costume chegar toda tardezinha para comer o carroço do algodao assim ele mataram o gado. quebraram as portas da casa onde quebraram tuda que havia na casa e botaram fogo em tudo. lanpiao nao fez nada pois muito e admiraçao a zeca bee sentado nao calçada a igreja olhou tudo da li quando terminaram de quebrar a casa e tocar fogo avistaram e viram que estva lotado de algodao ate o teto da fabrica porque o rio nao estava dando passagem para as fabricas pois exportava algodao para penedo golçalves peixoto por isso estav cheio foram seis meses queimando.meu avo foi visitar o sobrinho em penedo que era bispo lá lá o falou que era sobrinho dele falou"tio zeca eu descobri o porque de lampiao ir queimar sua fabrica eu o perguntei ele falou que foi um pedido de um coronel que era muito seu amigo era muito invejoso de zeca bee, (ele queria comprar algodao mas nao comprou pois o algodao era comprometido com meu avo ele dava dinheiro aos propietarios para a platar o algodao na colheita era comprometido com ele.)esse foi o motivo de lampiao queimar vapor lampiao contao ao bispo que sentia culpado que nao queria ter feito isso o coronel angelo responsavel pelo o acontecido forneceu cavalo fardamento armas e muniçao !



    Valdinha villar

    ResponderExcluir
  6. Fui professora (durante pouco tempo) e com a turma, fizemos um filme para a feira de cultura contando a história de Inhapi, como tudo começou, e com base no relato de algumas pessoas encenamos este ocorrido.

    ResponderExcluir
  7. Poderiam informar se conheceram minha avó Joaquina suas filhas Laura,casada com Alvintino e Antonia que moravam nesse Sítio e depois foram morar na cidade de Mata,Grande?Ela fazia Novena e morava no fim da Rua.Meu pai era Luiz Jacinto.

    ResponderExcluir