segunda-feira, 2 de maio de 2011

MATA GRANDE - Um ano sem Geno

Maceió (Al), 02 de maio de 2011. UM ANO SEM GENO Hoje o meu cunhado José Iteógenes Brandão Barbosa (Geno) como era conhecido deveria estar comemorando seus quarenta e três anos, todavia, dois assassinos , o fizeram partir para o andar superior, juntamente com o irmão Otaniel Barbosa. Desde o seu nascimento o acompanhei, residia na fazenda Cumbe onde o meu sogro Otacílio Barbosa da Silva possuía uma vacaria e lá, certo dia, Geno chegou perto do local onde existia uma lata com querosene e com sede, bebeu um copo do líquido pensando que era água. Daí então, ficou raquítico e depois engordou passando ter uma invejável saúde. Tempos depois casou com Maria Aparecida (CIDA), minha estimada comadre e foi pai de duas filhas maravilhosas, uma das quais é a minha afilhada, passamos também, a ser compadres. Sempre teve vida própria, brincalhão, boêmio, porém, incapaz de fazer quaisquer tipos de males a um ser vivente. Pela tradição da família, ainda muito jovem , foi descoberto que era portador da diabetes do tipo 1 , o que lhe tirou alguns quilos. Pela boêmia não encarava a doença e não a respeitava, bebia muito e comia todo e qualquer tipo de carne que lhe era servido. Tinha muitos amigos um dos quais (DANDA) foi quem me deu a trágica notícia, custei a acreditar. GENO era muito querido por todos. Com o agravamento da diabetes passou a fazer hemodiálise em Maceió , mais o destino o levou no fatídico 25.04.2010 e ao passar pela cidade do Inhapi, procurou o seu irmão onde, juntos , receberam uma saraivada de tiros a queima roupa. O interessante é que o Estado que tem a obrigação de dar segurança aos cidadãos e também, apurar e punir os delitos, principalmente, os de Ação Pública Incondicionada, não cumpre a contento, o seu dever e a violência faz com que o Estado de Alagoas, esteja sendo citado hoje como o mais violento do País.

2 comentários:

  1. Genita foi além de tudo como, tio, pai, farreiro, botafoguense doente, amigo, chorão, as vzs muito carinhoso alternando com o pavio curto dos vintém(rsrsrsrs), brincalhão, etc; mas acima de tudo uma verdadeira criança. Mas podem até achar que homenagens aos que partiram é sempre falando bem, mas quem disse que ele foi perfeito? Só que uma coisa é certa: De Genita sempre guardarei suas qualidades, suas virtudes e por que não, sua infantilidade??? Que os nossos que antes partiram, destacando-se o grande tio Rosálvo e a incomparável Vó Dinha, os quais tinham de Genita a maior vontade de reencontrá-los um dia, esses desfrutarão por toda a eternidade, até que nos reencontremos também. Que Deus o tenha recebido de braços abertos e lhe dado o prêmio do perdão de seus erros e reconhecimento por por sua essência boa!!!
    Alex Barros!!!

    PS.: Grande blog esse, parabéns pela iniciativa. E gostaria de dar um pitaco: Em Mata Grande, nas poucas vzs que tenho ido, vejo que a cultura através da música tem se manifestado de forma bastante evolutiva, como um rapaz que me perdoe o esquecimento de seu nome, mas que tocou no aniversário de Vovô Otacílio. Muito bom, além de lembrar que artistas que já há muito tempo estão fora de nossa terra querida, podem ser lembrados nesse espaço e tb apresentados a sociedade matagrandense, pois são filhos de filhos, de filhos de Mata-Grande. E já lanço uma idéia à nossa prefeitura, independentemente de lado político, que promova uma festa no aniversário da cidade com uma apresentação de artistas da nossa querida Mata, sejam eles residentes ou não na mesma. Como o maior presente dado a população daquela que é a origem de todos nós!!! Um grande Abraço, Alex Barros!!!

    ResponderExcluir
  2. Jennypher Barbosa31/5/11 3:53 PM

    Essa canção o Senhor me deu quando estava orando,e perguntei ao Senhor: Qual a canção que vou cantar quando meus pais forem a primeira vez na minha igreja?E o Senhor me disse: Recomeçar da Aline Barros.Na verdade minha intenção era que amor de Deus alcançasse o coração do meu pai naquela noite,e não foi diferente,foi o momento em que eu ansiava vê meu pai rendendo-se aos pés do Senhor e arrependendo-se de seus pecados,como me confidenciou depois.Pai um ano sem voçê dói,mas tenho a certeza que o encontrarei e o verei face a face,como diz a bíblia em 1Corintios 13:12.Te Amo muito pai,meu grande amor!!

    Pai,
    Tá difícil manter o caminho,
    Tenho andado em meio a espinhos,
    Nem sempre é tão fácil acertar.
    Pai,
    Emoções descalçam os meus pés,
    Me roubando em meio a cordéis,
    Que me enlaçam em minhas fraquezas.
    Pai,
    Eu nem sei o que te falar,
    Mas eu quero recomeçar,
    Me ajuda neste instante.
    (Refrão)
    Preciso da tua mão,
    Vem me levantar,
    Faz-me teu servo Senhor,
    Me livra do mal.
    Quero sentir o teu sangue curar-me.
    Agora meu Senhor,
    Vem restaurar-me. (2x)
    Pai,
    Tá difícil manter o caminho,
    Tenho andado em meio a espinhos,
    Nem sempre é tão fácil acertar.

    ResponderExcluir