quarta-feira, 11 de maio de 2011

DICAS DE SAÚDE - Dor no Joelho

Maceió (Al), ll de maio de 2011.

DOR NO JOELHO, QUAL A CAUSA? COMO TRATAR?

Nos dias de hoje uma das principais queixas do ambulatório de ortopedia são as dores no joelho. É comum vermos um paciente referindo que seu joelho estala, sai do lugar ou simplesmente que este dói.

As dores se devem a vários fatores, tanto internos, como externos. Os internos são aquelas causas de origem anatômica (genética) ou adquirida. Ou seja: são pessoas que tem os joelhos valgos (em X), pé plano (pé chato), pacientes com lesões, tal como a lesão do menisco, condromalácea (amolecimento da cartilagem) ou um estado degenerativo da articulação que é a artrose (pacientes mais velhos).

Já as causas externas acometem principalmente aqueles pacientes, principalmente “atletas” que por falta de orientação, praticam suas atividades esportivas de forma inadequada ou usando o equipamento inadequado. É muito comum encontrarmos nas academias de ginásticas pessoas usando tênis caríssimos e que de fato não são indicados para o tipo de pé ou de perna que as pessoas têm. Uma simples avaliação médica especializada pode evitar uma futura lesão.

Outra queixa comum são os “estalidos” no joelho, que na maioria das vezes não são uma patologia, mas sim uma característica momentânea de alguns joelhos. Quando esses estalidos passam a ser dolorosos isso sim é um sinal de alerta.

Vemos ainda pacientes que referem que o joelho “sai do lugar”. Essa queixa deixa sempre o ortopedista em sinal de alerta, pois muitas vezes pode representar uma lesão ligamentar. É sempre importante investigar.

Pessoas acima do peso que querem se beneficiar da prática esportiva como coadjuvante na perda de peso, passam por um grande dilema, pois muitas vezes apresentam dor no joelho e isso as incapacita de fazer uma atividade esportiva.

A solução nesses casos é a adequação da atividade: tênis apropriado, esporte de menos impacto, uso de medicações antiinflamatórias, proteções articulares. Na verdade o joelho é uma articulação que sofre muitas agressões no seu dia-a-dia, pois ela sustenta todo o peso do corpo e funciona como um amortecedor biológico que nós temos. A falta de cuidado para com o joelho é a principal causa de patologias.

É fundamental que se pare de procurar o médico só com fins curativos, mas que se procure com a finalidade preventiva.

fonte: FÁBIO RAMOS COSTA é ortopedista, especialista em joelho e Medicina Esportiva, membro da Sociedade Brasileira de joelho e medicina esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário