quinta-feira, 5 de maio de 2011

VALE RELEMBRAR - Pedro Ferreira Vilar- Seu Vida.

Leiam o que escreveu o escritor matagrandense Ubireval Alencar.

“Ele se dirigia ao Ripitete e de lá para a casa na mesma hora e todas as manhãs. Cultivava o hábito de acordar cedinho e atravessar o centro da cidade até o sítio-fazenda que há anos construíra.

Teve muitos filhos, deixou-lhes como educação maior o modelo de vida ordeira, convivência amiga, sentido de luta e garra diária. Seu Vida, com é popularmente conhecido, passou toda vida na entre-serras e altaneira Mata Grande. Sabe como ninguém o prazer do clima frio no período invernoso. Conhece o sabor nas noites refrescantes na época do verão. Viveu como tantos outros as consequências das secas duradouras, navegou e pôs a salvo alguns náufrados das torrentes das águas.

Uma vida no anonimato. Nunca se interessou pelo exercício do poder político, vivendo sua própria política de administrar a prole numerosa. Assistiu no início com estarrecimento à destruição de famílias que se ultimaram política, econômica e moralmente. Hoje vê ainda e com indiferença as facas cortando corpos jovens por aborrecimentos os mais torpes, presencia a troca de tiros em pleno calçamento da rua por motivos de defesa de partidarismos sem objetivos.

Continua caminhando nas calçadas em que tantos mortos se atropelaram só pelo fato de não terem optado por uma vereda de vida mais pacata. Seu Vida é um leitor do tempo e da História de Mata Grande. Sem discursos, sem falações demagógicas e importunas, espelha a lição de que é preciso agir e trabalhar dignamente, lutar pela obrigação e responsabilidade que assumiu perante o mundo.

É a tônica que contrasta nessa cidade premiada pela natureza, mas tão vulnerável pela especiosa ambição de jovens e imaturos políticos que pensam abarcar o mundo da noite para o dia. Do sobrado em que habita, acompanha paciente o cortejo fúnebre do amigo que se vai, ouve atento os sinos da Matriz, acena comovido aos olhares dos mais jovens.

Fazem falta uma parada no tempo e o cuidado de se dar a escuta da lição de vida dos mais velhos, livros abertos a compreensão dos reais valores da existência. Homens e mulheres que estão nos deixando a proposta política mais convincente da existência: o prazer de viver respeitando o direito de vida do outro. E é de Mata Grande que acodem somente os piores motivos para sua encenação pública. Como se gestos outros de brio e valor nunca tivessem existido. Pois a nossa personagem em destaque - Seu Vida - é um dos Vilar com ramos fincados na história econômica e social de Mata Grande. Exemplo de trabalho e respeito que os seus quase cem anos lhe tributaram.

Deixou descendência. Inclusive uma neta, agora notabilizada pela ação silenciosa, pelo trabalho efetivo de ação social, pela força de sua personalidade como mulhar de ação política e das mais limpas e dignas que chegou a por os pés no Palácio dos Martírios. Denilma Vilar, que esta continuamente passeando pelas calçadas altas da senhorial Mata Grande, espelhando mais uma lição para a História das Alagoas. Ontem, como hoje, Seu Vida não tem pressa de concluir seu testamento, que é o autêntico testemunho de vida. Deixa uma herança que começa a fazer inveja a muitos. "

EM TEMPO: Germano diz: Seu Vida faleceu com 105 anos. Participei da festa do seu centenário. Ele era primo da minha mãe Luiza Villar de Mendonça.

4 comentários:

  1. Gostaria de deixar aqui registrado, o meu encantamento ao ler todas as histórias desse blog. Muito bom mesmo! Parabéns!

    Meu nome é Patrícia, sou filha de José Laurindo Prudente e Edileuza F. Prudente.

    Acho que vc conhece.

    PS: acho que era vc que tinha uma comunidade no orkut que visava buscar os parentes e saber daqueles que já se foram. Estes dias procurei, mas nao encontrei, ainda existe??

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, obrigado pelo comentário.
    Estudei com o Dr. José Laurindo,somos contemporâneos e amigos.A última vez que o encontrei residia na praia do Peba.
    As comunidades são: AMO MATA GRANDE E MATAGRANDENSES & AMIGOS, queira participar.
    A conheci pequena, você tem uma irmã em Goiana, não lembro o nome.

    ResponderExcluir
  3. O "seu Vida" foi um exemplo de homem honrado que Mata Grande teve o prazer de abrigar por mais de um centenário. Até meus dezoito anos, tive a honra de apreciar a sua presença diuturna passando pelas ruas da nossa cidade em direção à sua fazenda, a qual ficava na serra oposta donde eu morava.
    Que Deus o tenha na mais alta glória.
    Parabéns, Germano, por sua determinação em noticiar o que há de bom em nossa terra natal.
    Um forte abraço do seu amigo, Bartolomeu Zumba.

    ResponderExcluir
  4. Prezados
    Sou genro do sr uiston lacerda vilar, que tinha sete irmaos ,sobrimho de Benigno Lacerda Vilar e filho de Iaraclides VILA
    Meu sogro tem 83 anos é Matagrandense
    Veio para SP na decada de 60
    Procuramos descendentes da familia vilar
    Fabio Tadeu de lima

    ResponderExcluir