quinta-feira, 20 de julho de 2017

RELEMBRANDO O PADRE CÍCERO – Germano









O mês de julho está sendo pródigo para relembrar grandes vultos nordestinos e hoje vem à mente a figura do Padre Cícero Romão Batista, o nosso milagroso Padre Cícero ou  Padim Ciço, como é conhecido entre nós. 
Não obstante a não concordância da Igreja em torna-lo Santo, em 2001 foi escolhido como “O Cearense do Século”, foi também no ano de 2012 eleito como um dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos”.

Nasceu em 24/03/1844 na cidade do Crato, onde  iniciou seus estudos   mas, somente ingressou no seminário em 1865, era um aluno mediano , somente foi ordenado padre no dia 30.11.1870 e no ano seguinte visitou pela primeira vez o Juazeiro do Norte, onde posteriormente se instalou em  definitivo.

Lá desenvolveu o seu trabalho que foi aceito por todos e devido o grande aumento, decidiu por aceitar a ajuda de mulheres e homens e dentre eles um grande líder do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto chamado José Lourenço Gomes da Silva.

Devido a milagres a ele atribuídos foi suspenso das ordens sacerdotais o que cumpriu com resignação, somente recebendo o perdão em dezembro de 2015. Já fiz duas promessas uma paguei em 1970 e outra estou devendo, no entanto, brevemente , vou ao Juazeiro.

Era um homem do povo e, portanto, um grande político. Foi prefeito de Juazeiro e depois eleito Deputado Federal, foi também eleito vice-governador do Ceará passando para a história como um autêntico coronel nordestino. Era contrário ao comunismo do qual certa feita disse: "O comunismo foi fundado pelo Demônio. Lúcifer é o seu nome e a disseminação de sua doutrina é a guerra do diabo contra Deus. Conheço o comunismo e sei que é diabólico. É a continuação da guerra dos anjos maus contra o Criador e seus filhos”.

Como político era também polêmico e mantinha uma estreita amizade com o Deputado Floro Bartolomeu e com  Virgulino Ferreira da Silva, O Lampião, de quem era padrinho de crisma. É tanto que foi quem conseguiu para ele a patente de Capitão, junto ao Deputado. Da única vez que Lampião foi ao Juazeiro com 49 cangaceiros o Padre pediu que ele abandonasse o cangaço.

O padre Cícero faleceu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934, aos 90 anos, encontrando-se sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na mesma cidade, hoje bem desenvolvida e com grande acesso de romeiros.




No alto do morro tem esta imponente estátua do Padre que é muito visitada. Quiçá a Igreja  Católica o torne um verdadeiro Santo , porque  já o consideramos um autêntico Santo Nordestino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário