sábado, 22 de julho de 2017

O BOM ALUNO - Germano





Um bom aluno deixa exemplos a serem seguidos, tanto pelos colegas de classe como também para os amigos da escola, para isto, carece de uma educação caseira, pois a educação quem dá são os pais, a escola foi criada para ensinar. O professor, naturalmente, identifica aqueles que são diferenciados.

Contando um pouco da minha trajetória, já fui aluno no Grupo Escolar Demócrito Gracindo e no Ginásio Félix Moreno em Mata Grande, no Colégio Santa Maria Madalena em União dos Palmares e recentemente na Faculdade Raimundo Marinho em Maceió. 

Tive o privilégio de nunca ter sido o melhor da classe, todavia, aprendi a exercer a cidadania com consciência, priorizando o bem-estar dos professores e dos colegas de classe, tal e qual o meu em particular, logicamente, com as reservas que são necessárias.

Convivi com as mais variadas atitudes individuais, tanto as invejosas como também as egoístas e valentes, aprendi que diferentemente do meio familiar e cultural era de bom mister adotar um comportamento compartilhado e assim formar a própria identidade dentro nos novos grupos de convivência que possuía suas regras e costumes diferenciados. Isto me  ajudou a prevalecer um bom comportamento profissional   e social.


Realmente, na fase adulta, já casado e exercendo uma profissão de destaque estava com os deveres e direitos assegurados, pois, sempre que possível o exercício da cidadania aflorava, buscando sempre as soluções que mais se aplicavam para resolver os impasses que por ventura surgissem.


Também já fui professor e me portei de igual maneira, repassando para os alunos os exemplos que segui e me conduziram a diversas fases de vida ajudando para a convivência de uma sociedade agradável e com isso ainda hoje conservo bons amigos.

Atualmente, já aposentado, representando a maioria dos aposentados do Banco do Nordeste no Estado de Alagoas, continuo primando para  o bem estar dos colegas e seus familiares e aplicando os ensinamentos que aprendi no lar, na escola e durante os anos que exerci a profissão de Bancário.

A escola é um lugar para se aprender e não para brincar,  praticar atos que ferem a cidadania ou mesmo para  a comercialização de drogas e demonstração da valentia que alguns pais de hoje ensinam e apoiam, uma vez que, se propõem a ir à escola agredir, ameaçar e intimidar o professor, por uma simples repreensão ou por uma nota baixa aplicada, face a deficiência cultural do seu filho.

Aproveito o ensejo para solicitar dos atuais e futuros pais que vejam o professor como aquele profissional que dele depende todas as outras profissões e seja qual delas que o seu filho escolher, vai sempre lembrar da figura do professor, portanto, nunca seja contra o professor. 

A minha mãe sempre dizia:  “Professor é ouro em pó”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário