quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A FONTE DO CUMBE - Germano







A fonte do Cumbe fica localizada entre a Serra da Onça , Monte Santo e a Serra do Angico.
CUMBE foi a primeira denominação dada àquelas terras, chamada posteriormente de Mata de Santa Cruz, Paulo Afonso e depois Mata Grande, pelo fato da existência de uma mata verdejante, cujas árvores de madeira de lei, atingiam a altura de 30 a 40 metros.

Seus primeiros desbravadores vieram da Casa da Torre, de Garcia d’Ávila.(fonte: Enciclopédia dos Municípios de Alagoas).
A vertente de águas perenes é abundante, antigamente, jorrava entre pedras, após a morte de Gessy Malta, por afogamento, nos idos de 1959 o então prefeito Gentil Malta à custa de muita labuta fez um grande melhoramento, levantando paredes com pedras, dotando-a de cobertura e tornando as suas águas mais puras e cristalinas.

Lembro que na seca de 1970 ela abastecia de oito a dez caminhões pipas diariamente para amenizar a seca dos nossos irmãos que residem nas caatingas, afora, carros de pequeno porte, carros de bois, lavadeiras e animais que se abasteciam ou utilizavam as águas da fonte.  Sua vazão gira em torno de dez mil litros por hora.

Posteriormente o Prefeito Hélio Brandão construiu uma grande caixa d’água ao lado, que através de bombeamento é cheia durante à noite e pelo dia, naturalmente, quando abrem a torneira, pelos canos plásticos colocados ao longo da estrada que passa contornando as serras, abastece tanques nas comunidades da Placa de Guilé, Simiana e Capim Açú .

Considero uma das grandes obras em benefício dos que lá residem. Naqueles dias também construiu um poço tubular que produz dez mil litros de água por hora, todavia, pela proximidade, prejudicou o manancial da fonte, daí ter sido devidamente isolado.

Na foto acima, vê-se a caixa citada, o poço ao meio, a estrada que segue para a Placa de Guilé e também, a que sobe para o Angico, o curral da fazenda de Zé Maria e também, o calçamento na frente da fonte, construído pelo prefeito Fernando Lou.

Quando estive Secretário de Agricultura do Município o serviço de distribuição de água foi reativado,  e vale ressaltar que os serviços podem se estender a outras localidades, necessita tão somente da vontade dos administradores.

A fonte, no entanto, precisa atualmente de manutenção por parte da Prefeitura Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário