segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

RÁDIO EDUCADORA DE MATA GRANDE - Germano

A direita, o prédio onde funcionava a rádio, hoje pertencente a Jairo Malta



RÁDIO EDUCADORA DE MATA GRANDE  foi a primeira rádio que funcionou regularmente por algum tempo em Mata Grande,  implantada pelo então prefeito Cristiniano Fortes Nunes , o nosso amigo Cristo, como é popularmente conhecido. Uma enquete foi divulgada para que a população escolhesse o nome da emissora, Rádio Cultura de Mata Grande ou Rádio Educadora de Mata Grande. Ganhou o segundo nome. Foi um período muito bom, existiam muitos matagrandenses comprometidos com o êxito da nova emissora, das quais cito o meu Compadre e grande amigo, Manoel Emilson Fagundes de Moraes (Manoel Felinto).

Na época existiam dois locutores de peso, eu e nosso amigo Osman Ferreira Alencar, hoje um bom advogado e ainda residente em nossa cidade.
Tínhamos programas como a "HORA DA SAUDADE" cuja apresentação se dava às 18:00 horas, dos quais ainda hoje curto as músicas antigas que anunciava, bem como, recordo algumas frases que marcaram época ao cair da tarde.

Aos domingos pela manhã, promovíamos um "PROGRAMA DE CALOUROS" e movimentávamos toda a cidade que com os seus rádios ligados a todo volume, ouviam os cantores da terra que disputavam os prêmios que arrecadávamos no comércio local.
Posteriormente, os políticos, por inveja e com denúncias, conseguiram tirar a rádio do ar. Era clandestina.

Nos últimos anos, funcionou outra rádio, também clandestina, sob o comando do vereador Kleyton, com bons programas, participei de alguns, como representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Grande, do qual, era Vice-Presidente. Essa tinha um alcance maior e era muito ouvida em todos os recantos do município, infelizmente, denúncias políticas   conseguiram desativa-la e foi uma grande perda para a população que, acostumada com as notícias na hora, principalmente as apresentadas pelos locutores Raul Malta e Wadson Correia, e com os mais variados programas e muitas músicas diversificadas se viram privados dessa excelente modalidade de comunicação.

Agora, no entanto, pela vontade do jovem Raul Malta, foi inaugurada a   RádioAntena FM, devidamente legalizada, que deverá permanecer por longos anos, proporcionando a alegria dos matagrandenses.

Desejamos a Raul e toda a sua equipe muito êxito neste  novo meio de comunicação destinado aos matagrandenses.



Um comentário:

  1. QUANTAS SAUDADES DAQUELES TEMPOS EM AMIGO GERMANO. QUE BOM QUE VOCÊ NOS TROUXE E NOS FEZ REVIVER ESTA LINDA HISTORIA.DA NOSSA SAUDOSA RADIO EDUCADORA DE MATA GRANDE.TRANSMITINDO EM AM. FALANDO PARA CIDADE E COCHICHANDO PARA ARREBALDES.

    ResponderExcluir