terça-feira, 1 de setembro de 2015

CONSOLAÇÃO - Germano


CONSOLAÇÃO    Germano

 

Segundo o dicionário de Augusto Miranda é um substantivo feminino e quer dizer: Alívio, lenitivo, conforto, conformação, resignação.

  Ambrose Pierce, em seu irônico Dicionário do Diabo, diz que consolação é “ o fato de se saber que alguém melhor do que nós está mais infeliz do que nós”. (Mário Sergio Cortella).

Na verdade a consolação inebria o ser humano desde a tenra idade onde a mãe em sua infinita ternura consola o  descendente  quando este chora.  A criança descobre que, com o choro os seus anseios são devidamente  satisfeitos tornando as  suas angústias mais leves.

A consolação, de fato, é um lenitivo para pessoas que não suportam ver  alguém que é melhor em termos de capacidade, de condição econômica, de reconhecimento, está mais infeliz. Essas pessoas se consolam com a infelicidade alheia.

Existem pessoas que convivem na adolescência  estudando juntos e, logicamente, uns se destacam melhor e no futuro, também na labuta diária,conseguindo, alcançar os patamares colimados. Aquelas que não se esforçaram não conseguiram alcançar meios econômicos que lhes proporcione um bem estar, daí, fica a falar mal sempre que podem  e para a sua consolação vibram quando uma coisa ruim acontece com as que obtiveram êxito na vida.

Um comentário: