segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A MISSA DE ONTEM – Germano.



Costumo assistir a missa todos os finais de semana. A missa de ontem 20.09.2015  trouxe a tona  alguns preceitos de religiosidade e cidadania que temos alertado meus queridos leitores em escritos anteriores.
Na  Homilia, o padre  falou sobre a primeira leitura do Livro da Sabedoria , o que me chamou a atenção foram “OS ÍMPIOS”   que existiam para derrubar Jesus.  Os Ímpios eram os incrédulos, os ateus, os homens destituídos de fé.
Como o pensamento voa e devaneia  fiquei a pensar:  Os ímpios que existiam naquela época continuam atualmente, armando arapucas para derrubar os semelhantes, quer sejam familiares ou mesmo colegas de profissão , time de futebol ou mesmo meros conhecidos.
Na segunda Leitura, um texto diz: “onde há inveja e rivalidade, aí estão às desordens e toda espécie de obras más”; e complementando o Evangelho vem o tema de ser o primeiro de um lado e da humildade do outro que naturalmente é o último.
A inveja e a rivalidade, por sua vez,  continuam em pleno vapor, não obstante os mais de dois mil anos de ensinamentos cristãos, trazendo desarmonias e guerras entre famílias e abrangendo até as Nações do nosso planeta e neste contexto inclui àquelas que são  consideradas de primeiro mundo até as que não tem representatividade nem poder e estão nos últimos lugares. Nelas prevalece a ambição e a vaidade pelo poder e seus  gestores esquecem a coisa mais importante: O AMOR.
Ora, em suas pregações Jesus Cristo  nunca se preocupou com  aqueles que ocupavam os primeiros lugares, pois , procurava sempre os pobres e doentes.
Segundo o Pe. Nilo Luza “ Para Jesus, os famosos são os que se doam livremente e sem pretensões em favor do seu projeto. Famosos são os trabalhadores honestos que levam  o sustento para a família com o trabalho do dia a dia. Diante de uma sociedade que busca e propõe o carreirismo e a fama, somos convidados a trabalhar pelo reino sem ambicionar status”.
E complementa: “Muito pais ensinam os filhos a serem sempre e em tudo os primeiros e se descuidam da honestidade e da ética. Como aceitar a proposta de Jesus diante dessa mentalidade?”.
Concluindo os meus devaneios  vejo que a  humildade, a ética, a seriedade e o amor continuam carecendo de melhores ensinamentos nos lares brasileiros para que tenhamos grandes líderes  no porvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário