quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

A ÁRVORE DE NATAL

 

A ÁRVORE DE NATAL

Ela surgiu na Europa, depois do ano 1000. Para que o povo simples pudesse ter acesso aos ensinamentos da Bíblia, sobretudo durante o tempo de preparação para o Natal, começou-se o costume de apresentar, em forma de teatro, os principais fatos da história da salvação.

Uma das peças contava a história do paraíso terrestre: entrava em cena uma grande árvore, carregada de frutos, numa alusão à árvore da vida e à árvore do conhecimento do bem e do mal.

Geralmente, a árvore era um abeto, um pinheiro que resiste bem às baixas temperaturas, pois, na Europa, o Natal é em pleno inverno. A árvore tem uma ligação com Adão e Eva que, ao comer do fruto proibido desejavam, de forma arrogante, uma vida superior, plena.

O Natal mostra que essa plenitude de vida é um dom que Deus oferece à humanidade através do nascimento de Jesus Cristo.

Autor desconhecido.


NOTA DO BLOG:

Os mata-grandenses mais antigos lembram da árvore de natal de dona Guiomar Mendonça? Era uma tradição. Após a novena muitos iam ver a famosa lapinha. Lembro que hoje se inicia o período que segue todas as noites até o dia 31.12.21, culminando com a procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário