quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

AFOGAMENTOS - Germano


 

Com tristeza sempre leio  ou ouço pela televisão notícias de pessoas que sofrem afogamentos , muitas vezes, são pessoas que sabem nadar.

Como sempre o afogamento é tido como uma fatalidade. Por isto  se torna de extrema necessidade que as pessoas quanto saírem  para se divertir, principalmente nos finais de semana, tomem as devidas cautelas no sentido de que as crianças e quem não sabe nadar não entrem em águas perigosas e se for no mar ou rios que redobrem as cautelas.

Quem está se afogando não tem condições de se salvar sozinha e muitas vezes é incapaz de gritar por socorro e mesmo quando pedem, o tempo se torna insuficiente. Existem pessoas que vão salvar e também se afogam. No caso de crianças, muitas das vezes morrem em menos de dois minutos.

Banhos em lagos, lagoas, barragens, rios ou mesmo no mar os cuidados são exigidos. Até para entrar na água tem que ser devagar, passando água nas mãos, no rosto, para  o resfriamento do corpo. Imagine a pessoa no sol, recebendo uma temperatura de  40º ou mais na cabeça e de repente mergulha na água que normalmente tem uma temperatura de  16º , o choque térmico pode paralisar o cérebro e essa pessoa não consegue mais  emergir, só reaparecendo no dia seguinte já sem vida.

Portanto, todo o cuidado é pouco quando se vai tomar banho em águas correntes ou mesmo paradas.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário