terça-feira, 20 de outubro de 2020

AMBIÇÃO - Germano

 

Segundo o dicionário de Augusto Miranda, é um substantivo masculino e significa: Desejo veemente de poder, de gloria, riqueza, etc; aspiração imoderada, pretensão, cobiça.

Ora, o ser humano dominado pela ambição passa a ser um perigo diante dos demais que o rodeiam, quer no desejo do poder e glória, quer pela riqueza, uma vez que pela aspiração imoderada, passa a tomar coisas do vizinho, de membros da família e se houver oportunidade até da comunidade a que pertence.

Quando apresenta pretensões políticas, perde totalmente a noção de ética e seriedade e passa a ser contraventor da lei, quer comprando votos quer desviando recursos do erário público para alimentar o seu bel prazer de ambição pelo poder.

Não podemos esquecer que existem candidatos que não estudaram o suficiente para ser um gestor, nunca trabalharam, viveram sempre às expensas dos Órgãos Públicos e por isto são destituídos de quaisquer planos beneficentes para uma comunidade.

Existem também famílias que se perpetuam no poder e administram os Órgãos Públicos de que se tornam gestores com excesso de patrimonialismo.

Não raras vezes, a ambição deixa o ambicioso se dominar pela inveja, fazendo com que perda a consciência e passe a desprezar o que seja ético e sério, uma vez que a aspiração imoderada pelo poder, pela gloria e pela riqueza deixa-o sem alcançar que existem pessoas em sua volta que necessitam da sua visão como gestor. Quem assim procede, pratica atos que prejudicam grande parte da comunidade em seu redor por muitos e muitos anos, o mais recente exemplo tivemos com alguns antigos gestores federais.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário