domingo, 7 de julho de 2024

UM PROVÉRBIO RUSSO - Germano

 

PROVÉRBIO – Germano

“SE ESTÁS CANÇADO DE UM AMIGO, EMPRESTA-LHE DINHEIRO”

Este é um provérbio russo, segundo  Frei Clarêncio, “emprestar dinheiro a alguém, ainda que seja familiar da gente, sempre foi e é arriscado.

É verdade que a Bíblia nos aconselha a generosidade do empréstimo para ajudar alguém em dificuldade. É verdade que o Evangelho põe a ajuda dentro da caridade que é mandamento para todos.

Assim mesmo, precisamos ficar atentos, quando emprestamos dinheiro. Até hoje, ninguém a quem  emprestei dinheiro ainda que de pequeno valor, devolveu.

Emprestar dinheiro é como emprestar um livro: é muito difícil o livro  ou o dinheiro voltar.

Daí o conselho do proverbio: se tens um amigo chato, empresta-lhe dinheiro. Ele não voltará para não ser cobrado. Aconselho, quando o dinheiro a ser emprestado é  pouco, dá-lo.”

Caros leitores, quem de nós  nunca passou  maus apuros por emprestar dinheiro ou livro? Já possui dois livros da Monografia do Município de Mata Grande do escritor mata-grandense  Djalma Mendonça, emprestei, hoje não lembro a quem foi, e perdi. Nunca me devolveram. Dinheiro também, já perdi muitas quantias  na mão de pessoas inescrupulosas.

Portanto, fica o conselho assegurado: não empreste , é melhor dar e esquecer. Quanto ao dar o NÃO, nunca fique constrangido, se o tomador ficar raivoso com o não, imagine se for  preciso ser cobrado. Torna-se um inimigo em potencial. Fica a dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário