quarta-feira, 6 de outubro de 2021

A PACIÊNCIA - Germano


 

Segundo Mário Sérgio Cortella a... “Paciência não é a mesma coisa que lerdeza. Paciência é a capacidade de maturar, de deixar fluir, de respeitar o tempo necessário para que algo possa acontecer. Isso é diferente de lerdeza que é fazer de maneira demorada e não de maneira paciente.

Paciência é uma virtude. Lerdeza é uma demonstração de incompetência de paciência, que é uma característica de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo.

Consiste basicamente na tolerância a erros ou factos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda a ordem, de qualquer hora, de qualquer semelhante ou em qualquer lugar.

É a capacidade de persistir numa atividade difícil, mantendo uma ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.

A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais. ”

A exemplo do perdão, a paciência é uma das mais difíceis de serem praticadas, pois, ela só pode aparecer quando a pessoa chega ao seu o limite.

Quem não consegue desenvolver a paciência, normalmente, perde a calma e com facilidade termina por ceder ou mesmo cometer erros irreparáveis que depois levam ao arrependimento.

Um dos lugares onde a paciência tem que ser melhor aplicada é no trânsito, pois facilmente se perde e pode levar a pessoa a cometer arbitrariedades.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário