sábado, 23 de janeiro de 2021

QUALIDADE DE VIDA – Germano


 








A qualidade de vida foi uma das recentes invenções da humanidade para medir em cada região como vive o ser humano nos diversos fatores, aí incluindo o físico, o psicológico, o espiritual, e o emocional  afora os que integram a moradia, a educação,  a saúde, a segurança, os transportes e outros oferecidos a partir  dos Prefeitos aos seus munícipes. Não resta a menor dúvida de que tudo depende de uma cadeia de entendimentos, pois o Prefeito depende do Governador do Estado e todos dependem do Presidente da República que é o mandatário maior no contexto geral.

A qualidade de vida normalmente é medida pelo IDH (índice de Desenvolvimento Humano), que calcula a vivência dos habitantes de um País ou de um bairro de determinada Capital, ou mesmo de uma cidade, onde vivem os mais ricos.

Partindo do pressuposto de uma pequena cidade do interior como é a nossa querida Mata Grande, não precisa ser especialista para identificar a qualidade de vida dos que nela habitam. Sabemos que existem os mais abastados e aqueles que dependem da ajuda governamental para minimizar o sofrimento de não dispor de um salário para as necessidades básicas. 

Normalmente os que vivem melhor  são os funcionários públicos federais, estaduais , municipais,  aposentados das estatais,  comerciantes e grandes fazendeiros. Do outro lado ficam  parte dos que se viram com pequenas prestações de serviços e dos que dependem totalmente da ajuda governamental. Juntando tudo, faz-se  a média de como vivem os habitantes de cada cidade ou região de cada localidade.

O bem estar da população de um modo em geral e que eleva o grau de satisfação de uma comunidade, começa pela escolha do seu gestor. Este é o ponto de partida inicial, o líder tem que possuir ética, seriedade, discernimento, educação e uma vida pregressa completa de trabalhos em prol do povo.

Graças a Deus, estamos vivenciando em Mata Grande um período tranquilo, não obstante a pandemia que afetou os habitantes do planeta, deixando muitas família sem os seus pequenos ganhos diários. Mesmo assim é uma das melhores cidades para se viver com certa qualidade de vida.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário