quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

VIVA A BANANA – Germano



A banana foi  cantada em versos e provas nos antigos carnavais, dos quais lembro alguns trechos: “Dizem que a banana, de manhã é ouro, de tarde é prata e de noite mata”. Não obstante o verso mais adiante a música diz assim: “Isto é mentira me pessoal, pois a banana qualquer hora não faz mal”. Pura verdade!

A banana é rica em potássio, que reduz em muito as câimbras, principalmente durante a noite. Tem também vitamina A, C e B.

Da sua história, Florinda Zanesco conta que é uma das frutas que há mais tempo é consumida pelo ser humano no mundo inteiro, que é originária da Índia e que chegou ao Ocidente trazida por comerciantes árabes. Depois o povo árabe começou a plantá-la nas costas do Atlântico. Seu cultivo, porém teve início nas úmidas selvas da Índia e da península da Indochina.

Não sei precisar como chegou em Mata Grande, todavia desde a mais tenra idade, cultivo a banana e depois que herdei algumas partes de terras dos meus pais, mantenho um pequeno bananal o que me dá orgulho em ser também um bananicultor.

Recentemente, um incêndio dizimou grande parte da plantação, causando grandes perdas de cachos. Os prejuízos são enormes, pois além de deixar de vender tive que pagar trabalhadores para derrubarem os pés danificados pelo  fogo.

Resta agora, esperar nove meses para conseguir que, as touceiras  queimadas brotem e produzam novos cachos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário