sexta-feira, 31 de julho de 2020

FESTAS JUNINAS – Germano


As festas juninas deste ano em Mata Grande praticamente começariam em um pleno sábado dia 13.06.2020, dia de Santo Antonio, o Santo casamenteiro, padroeiro dos pobres e também conhecido por favorecer o encontro de um amor. Nossas tradições costumam soltar foguetes partindo principalmente das casas dos batizados com o nome Antônio e também dos devotos dos santos. No Nordeste, em várias regiões, são comemorados em suas mais variadas culturas.

Santo Antonio é mundialmente conhecido, pois aqueles que não encontram um amor, apelam e, por incrível que pareça, que pede ajuda normalmente é atendido. A história começou com uma moça que morava na Capital Portuguesa e não tinha dinheiro para o dote. Assim que pediu, o Santo apareceu e deu um bilhete para ser entregue a um comerciante que devia certa quantia. O Comerciante lembrou que não tinha quitado a dívida e deixou para lá já que ele tinha morrido. Aí pagou a dívida e a moça casou com o seu amado.

Existem as orações para arrumar namorado e marido e também os bilhetinhos, alianças que se colocam dentro d’água próximo a fogueira de Santo Antonio e a coisa pedida acontece. São as simpatias que fazem o divertimento nessas noites alegres e festivas

Este ano, também não houve a tradicional festa de São João promovida pelos moradores do bairro Bonsucesso. Não houve fogueiras e tudo  foi proibido, devido ao cruel vírus que conseguiu ultrapassar as barreiras impostas pela administração municipal. Algumas fogueiras foram acesas, no entanto as comemorações não existiram e até o foguetório foi pouco.

Já a festa de São Pedro foi melhor comemorada, não obstante algumas fiscalizações para que ninguém acendesse fogueiras, os chamados de  Pedro não se dominaram, segundo os comentários.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário