quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

0S PROVÉRBIOS - Germano


Segundo Augusto Miranda, provérbio é um substantivo masculino que quer dizer: Máxima breve; anexim; rifão, desenvolvimento de rifão ou sentença moral, em peça dramática.

Particularmente, desde a minha adolescência que leio os provérbios inseridos na Bíblia Sagrada. Citar os que mais me tocaram são inúmeros e sempre recomendo aos meus amigos para lerem, sempre que tiverem um tempo disponível ou mesmo criarem um específico.

Recentemente, li o texto abaixo que, como o nosso blog se volta a divulgação de histórias, fotos e fatos que enriqueçam a nossa cultura, achei por bem divulgar.



“Provérbio é uma frase curta, carregada de sabedoria. Todos os povos têm seus provérbios. Eles retratam a experiência moral e social ao longo de milênios. Mesmo as línguas que não tem alfabeto o são (a grande maioria tem seus provérbios). Muitas vezes envolver também a religiosidade se por religião se entende a dimensão para Deus e o respeito para com a natureza, que tantos povos veem revestida de forças divinas com influência sobre as criaturas humanas. No Antigo Testamento há muitos provérbios. Há até um livro chamado Livro dos Provérbios. Também Jesus usou de provérbios em seus ensinamentos. Estaremos todos os nossos comentando um proverbio. Os provérbios são a fotográfica da cultura de um povo.

 ( Frei Clarêncio neotti).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário