quarta-feira, 19 de junho de 2013

VULTOS MATAGRANDENSES - Antonio Barbosa da Silva




Maceió (AL), 19 de junho de 2013.




                                              ANTONIO BARBOSA DA SILVA

 

Nasceu em Mata Grande, no Sítio Gato do Rosário no dia 08/01/1922, filho de João Barbosa da Silva e Júlia Vieira Lucas. Iniciou sua carreira como agricultor, sendo leiteiro e depois vendedor de tecidos na loja de Pedro Ferreira Vilar (Seu Vida), após casar, passou a ser sócio e depois dono da loja de Santa Cruz do Deserto, ingressando posteriormente no ramo de cereais.


O seu pai, JOÃO BARBOSA DA SILVA , nasceu no dia 20.04.1892 em Brejão – Bom Conselho – PE., era filho de Francisco Barbosa da Silva e Maria Felismina, sendo  João Barbosa, descendente de uma família  que veio da Alemanha e se radicalizou em Pernambuco. João Barbosa chegou em Mata Grande por volta de 1910 e casou com Júlia Vieira Lucas, nascida em 16.01.1899, ela, filha de Manoel Lucas do Nascimento e Perciliana Vieira Brandão.

 

Tiveram nove filhos (José, Maria, ANTONIO, Natalício, Otacílio (meu sogro, grande fazendeiro , comerciante que,  também, foi vereador), Luzinete, Pedro, Manoel e Francisco Barbosa da Silva, formando daí a grande família BARBOSA de Mata Grande, cujos descendentes, incluindo, netos, bisnetos, tetranetos, genros, noras e outros agregados ultrapassam e casa das quinhentas pessoas que hoje se dividem entre Maceió , São Paulo, Recife, Belo Horizonte e outras localidades.


Voltando a Antonio Barbosa da Silva, casou em com Rosalva Vieira Brandão (Dalva Brandão) constituindo uma família de treze filhos ( João Airton, José Adauto, José Ivaldo, Ivone,  Maria de Lourdes, Ivan, Francisco, Aparecida, Antonio Roberto, Adeilton, Fátima e Glaucio.

 

Antonio   Barbosa foi um dos maiores fazendeiros do município, comprou a fazenda Curral de Fora, por recomendação de Seu Vida, trazendo na época um belo exemplar de touro da raça nelore. Foi também, grande comerciante, tendo a sua base no distrito de Santa Cruz do Deserto, onde, desde 1954 passou a ser autoridade, quer como sub-delegado distrital, quer como vereador, onde se elegeu por diversas vezes,  quer como candidato a vice-prefeito do então candidato Luiz Celso Malta Brandão e, por volta de 1969 foi eleito prefeito de Mata Grande, apoiado pelo oposicionista Cristiniano Fortes Nunes onde governou de 1970 a 1973 , contra a oligarquia da família Malta. Era um homem destemido, porém, pacato e respeitador, não  registrando fatos que desabonassem  a sua conduta de cidadão.


Um dos seus maiores feitos, foi iniciar a educação dos filhos em Campina Grande e Maceió, onde alguns conseguiram o diploma de nível superior (Maria de Lourdes, Francisco, Roberto e Aparecida). Construiu, quando prefeito, o primeiro matadouro público de Mata Grande ,abriu novas ruas na cidade , afora, algumas escolas municipais.


Tinha uma grande capacidade de liderança e junto com o pai mantinham a família sempre unida e defendiam  o interesse coletivo. Às quintas-feiras da Semana Santa tradicionalmente realizava um almoço no Sítio Gato do Rosário, onde morava João Barbosa. Com a presença de todos da família e uma enorme quantidade de convidados, após o almoço, as questiúnculas familiares eram sanadas e todas as mágoas, perdoadas e esquecidas.

 

João Barbosa e Júlia, Antonio Barbosa e Dalva, faleceram em Maceió, porém os sepultamentos ocorreram  em Mata Grande, após o que, as inimizades entre os membros da família não foram devidamente sanadas, ocorrendo um fato político inusitado. A família Barbosa que chegou a ter cinco candidatos a vereador em uma mesma eleição e conseguiu eleger três, hoje se encontra sem nenhum representante na Câmara.

 

 

0

Não ajudou

 

 


3 comentários:

  1. Ivone que é filha de Antonio Barbosa da Silva casou-se com Antonio? gentileza informar se possível... Chama-se Ivone Brandão não tenho certeza se tem o sobrenome de Barbosa...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Germano,
    Gostei muito do seu post, fundamental preservar as histórias das famílias!
    Saberia dizer se João Barbosa da Silva (*20.04.1892 em Brejão, Bom Conselho, PE) possui irmão ou primo chamado Antônio Barbosa da Silva (nasc. aprox 1875 na região de Monteiro/PB ou Afogados Ingazeira/PE), com filho chamado Miguel Barbosa da Silva (nasc. aprox. 1895, nas mesmas regiões)?
    Apreciaria muito saber dos vínculos e passos destes meus antepassados.
    Desde já, Obrigado por vossas considerações.
    Fraterno abraço, Luiz Barbosa, S Paulo SP (lccboss@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Alguém aí de Alagoas principalmente na cidade de mata grande ou palmeiras dos índios conheceu ou conhece a família de João Antão Barbosa da Silva era casado se não me engano Ana Rosa da Silva São meus avós minha mãe chamava Maria da Conceição Barbosa da Silva
    Se alguém souber por gentileza me informa 66.99984 0708 sorriso mato grosso..netos filhos só pra se conhecer mesmo..

    ResponderExcluir