terça-feira, 28 de maio de 2013

AS GRANDES FESTAS DA MINHA TERRA - Germano






Maceió (AL), 28 de maio de 2013.
 
AS GRANDES FESTAS DA MINHA TERRA.

 

Mata Grande, a suíça alagoana, localizada no alto sertão  sempre foi palco de grandes festas,  cujos  bailes, antigamente, eram  realizados na parte superior da cadeia pública, depois na Prefeitura Municipal onde existia o salão e atrás,  ficavam as mesas.

A festa mais importante era a religiosa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, comemorada de 22 de dezembro até  01 de janeiro, dia da procissão, sendo que o baile sempre é realizado no dia 31 de dezembro. Vale relembrar que, não obstante o dia de Nossa Senhora da Conceição ser comemorado em 08 de dezembro, houve  antigamente , um acordo, para a festa ser realizada , primeiro em Água Branca e no final do mês em Mata Grande. Ainda hoje atrai muita gente e os matagrandenses ausentes, aproveitam para visitar os parentes e rever os amigos já que o dia da Confraternização Universal coincidentemente, é o dia da maior procissão realizada pela paróquia.

Em seguida a festa mais importante é o carnaval  onde no sábado  à noite o Zé Pereira, Juvenal e Mariquinha desfilam pelas ruas e recebem a chave do prefeito da cidade. Quem não se lembra da música mais tocada:

“VIVA ZÉ PEREIRA

VIVA JUVENAL

VIVA MARIQUINHA

TODOS TRÊS NO CARNAVAL”.

Prosseguindo existia o grande  baile do São Pedro e em setembro o baile da primavera, estas eram as festas mais importantes e que todos participavam com muito júbilo.

Por volta dos anos sessenta, com a construção do Ginásio Felix Moreno  os famosos bailes passaram a ser  realizados lá, uma vez que existia o salão de festas com  local próprio para abrigar os músicos, área reservada para se dançar  e também arrumação das mesas e cadeiras.

Já por volta de 1965 assume o gerenciamento do município o Prefeito Cristiniano Fortes Nunes, conhecido como Cristo que alavancou o crescimento da cidade, abrindo ruas  onde era o cemitério velho e construiu o Mercado da Farinha que passou a abrigar  os grandes bailes matagrandenses que integrava a sociedade.

A ala oposicionista resolve então fundar o PAZ E AMOR CLUBE o que veio por muitos anos dividir a sociedade e também os bailes. Cada facção política mantinha as suas festas com músicos próprios  e quem participava de uma não ia para o outro, salvo a juventude e raras pessoas que, independentemente, faziam questão de participar dos dois eventos.  No carnaval  de rua era uma preocupação constante, evitar que os dois blocos se encontrassem pois, não raras vezes haviam agressões, mesmo as verbais.

Vivenciamos naqueles anos uma situação desagradável quando chegávamos para rever os amigos e parentes, alguns no Mercado outros no Clube. Graças ao nosso  bom e generoso Deus o tempo se encarregou de mudar essa situação, voltando a sociedade a se reintegrar nas comemorações  tradicionais.

Atualmente, com o advento da modernidade, surgiram as  bandas e as festividades são realizadas no meio da rua  a céu aberto  e por isto , mais uma festa  foi adicionada ao calendário o MATA GRANDE  FEST  que agrada  muito mais  aos jovens.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário