sábado, 10 de setembro de 2011

DICAS DE SAÚDE - Alimentos Integrais

Maceió (AL), 10 de setembro de 2011.


Alimentos integrais são aqueles que não passam pelos processos de beneficiamento e refinamento. Os cereais integrais também possuem películas que envolvem os grãos, que se apresentam ricas em minerais, vitaminas e ainda em nutrientes como as fibras, importantes para a boa manutenção e o funcionamento adequado dos intestinos. A retirada desta película, através do processo de beneficiamento, leva ao considerável empobrecimento do produto com relação aos seus vários nutrientes, restando praticamente só o amido, um carboidrato. Para que tais amidos possam ser absorvidos, torna-se necessária acrescentar vitaminas e minerais.


Se estas vitaminas não são fornecidas pelo alimento (que é o caso dos alimentos beneficiados), o próprio organismo terá que fornecê-las, retirando-as dos seus estoques, e isto, em algum tempo, leva ao empobrecimento vitamínico e ao desequilíbrio do bom funcionamento do corpo, gerando cansaço físico e mental, gripes e resfriados constantes, gastrite, dores nos membros, artrite, etc... Por isso, devemos preferir alimentos integrais (açúcar mascavo, grãos integrais, pães integrais, etc.), pois estes fornecem todos os nutrientes necessários para a perfeita manutenção do nosso corpo.

AÇÚCAR MASCAVO

É o açúcar integral da cana-de-açúcar que não passa pelos processos de refino e industrialização, apresentando-se com uma coloração marrom e um sabor como o da rapadura moída, sendo bastante rico em cálcio, ferro, potássio e em diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado.

Obs.: É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.


AÇÚCAR DEMERARA

É obtido a partir da cana-de-açúcar através de um processo especial que não utiliza aditivos químicos para o seu branqueamento e sua clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido do que o açúcar branco, uma vez que preserva uma película de "mel" que envolve os cristais de sacarose. Tem fácil diluição e não altera o sabor das preparações.

Obs.: Brevemente divulgaremos outros alimentos integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário