segunda-feira, 3 de abril de 2017

DR. ORLANDO FERRAZ - Germano






DR. ORLANDO DE SOUZA  FERRAZ – Germano

Vi hoje no Facebook a publicação de Marcílio Ferraz, comemorando os 88 (oitenta e oito) anos do avô Dr. Orlando de Souza Ferraz e nada mais justo que também homenageá-lo neste blog, pelos inúmeros e incontáveis fatos ocorridos em nossa cidade, durante o tempo que aqui residiu
Dr. Orlando, natural de Pernambuco, chegou em Mata Grande ainda solteiro, depois que casou fixou residência na Rua de Cima, onde viveu com a esposa e filhos por alguns anos. Era médico do Posto de Saúde que funcionava no velho Fomento Agrícola. Lembro de uma vez que adoeci ele mandou o enfermeiro João Henrique aplicar uma injeção. Este passou o estojo para Ubirajara Malta e terminado a aplicação me perguntaram se doeu. Como disse que não, foi uma alegria geral.  Era a primeira vez do amigo Bira, então foi aprovado o novo enfermeiro na nova profissão e eu fui o professor.

Dr. Orlando foi o primeiro Diretor do Ginásio Felix Moreno e vários matagrandenses jamais o esquecerão e ainda hoje são agradecidos, tanto pelos ensinamentos recebidos como também pelas oportunidades surgidas para a mudança de vida cultural e profissional.

Inúmeras e incontáveis são as boas histórias que poderíamos narrar aqui durante os anos em que prestou seus relevantes serviços a nossa terra, beneficiando pessoas, salvando vidas, curando doentes, trazendo a vida novos nascituros e ainda, ensinando lições de vida. O   nome dele jamais será esquecido e bem poderia ser homenageado com um nome de uma das ruas da cidade.

Quando Diretor do Ginásio, foi preparado uma grande festa para comemorar o seu aniversário, na hora dos discursos chegou um cidadão implorando para que fosse fazer o parto da mulher que agonizava. Ele prontamente pediu desculpas e saiu. O jeep chegou ao pé de uma serra e ele teve que subir em lombo de animais, fez o parto, pediu café e esperou o dia amanhecer para poder descer a íngreme serra. Pela manhã o cidadão informou que não tinha dinheiro para pagar, pegou um capão para ele levar, então o jovem doutor disse que ele guardasse para a mulher comer e não aceitou.

Para completar, depois de alguns anos, eis que o seu filho Márcio Ferraz, casa com a conterrânea Sonia e constitui família. Márcio se candidata a vereador em Mata Grande e vence. Anos depois o seu filho Dalvino Orlando Ferraz, vem trabalhar no Banco do Brasil da cidade, casa com uma matagrandense, se candidata a vereador e também se elege, ratificando toda a bondade do pai e do avô na tradição política que corre nas veias da grande e querida família Ferraz.

A última vez que o vi e o abracei emocionado foi no palanque da campanha política do então prefeito Fernando Lou, onde ele, como Deputado Estadual em Pernambuco, veio apoiar a candidatura do neto Dalvino Orlando,que foi eleito e na última eleição reeleito, mantendo assim, uma tradição familiar.

Como bem disse na homenagem o seu neto e também político Marcílio Ferraz:
“DR. ORLANDO FERRAZ, EXEMPLO DE PAI, MARIDO, AVÔ, CIDADÃO, POLÍTICO, HUMILDADE E HUMANISMO, A MINHA MAIOR REFERÊNCIA NA CAMINHADA QUE ESCOLHI TRILHAR”

3 comentários:

  1. Parábens. Pegando o jeito da descoberta dos achados do ser humano. Toque o bonde...

    ResponderExcluir
  2. Sou de Inajá Pernambuco e lembro muito bem que o Dr Orlando Ferraz sempre vinha na cada da minha avó Adélia aqui em Inajá, hoje o que me resta é só saudades desse bons tempos.

    ResponderExcluir
  3. Sou de Sertânia.
    Eu e meus familiares fizemos muitas consultas com o doutor orlando ferraz.
    Ali sim, era um médico nota 100.
    Poderia está passando mal, mais quando se entrava no consultório que via doutor orlando já se sentia bem.
    Homem de bom humor, muito brincalhão,inteligente.
    Ali exerceu uma profissão por que sabia.
    Era uma pessoa que tratava todos de uma forma só.
    Doutor orlando não tinha orgulho.
    Até hoje nunca vi um médico igual ao saudoso orlando ferraz.
    Gente cara como médico e como pessoa.
    Que o que ele fez de bem sirva de felicidades pra alma dele.

    ResponderExcluir