sábado, 28 de maio de 2016

UM SETENTÃO ENVELHESCENTE – Germano














UM SETENTÃO ENVELHESCENTE – Germano




Hoje completo setenta anos e as fichas ainda não caíram, pois sempre vivi na esperança de  aumentar a idade  por décadas e com total lucidez, mesmo, esquecendo os nomes dos amigos, dos lugares e por muitas vezes, das palavras. Todavia, o que posso fazer se vou acumulando  mais  e mais,  decêndios de jovialidade,  reconhecendo entretanto, que com esse acúmulo, está começando a aparecer os reveses da vida.

Agradeço sempre a Deus pela generosidade que  tem tido comigo, pela forma como  resolvo os meus problemas, pela vida que levo, por meus amigos, pela criação severa que tive dos meus pais Balbino Alves Bezerra e Luiza Villar de Mendonça, pelo excelente emprego que consegui no BNB  quando ainda cursando o terceiro ano  no Ginásio Felix Moreno, pela excelente e acertada escolha que fiz da fiel companheira Icléa  Barbosa, cujo amor continua como no dia do casamento em 1967,  pela querida família que juntos constituímos com o nascimento da linda e querida filha Geovanna Lea e dos lindos filhos Marcus Vinicius  e Germano Enrico, que somente nos enchem de orgulho,  e para completar a minha imensa gratidão ao Criador, pelos lindos e queridos netos Vinicius, Marcus e Luís Enrico e netas Caroline, Laila, Letícia e Luíza e ainda, pelo excelente genro Cesar Pessoa de Melo e pelas belíssimas noras Cristine e Lúcia Paula, portanto, sou grato e assim continuarei cumprindo com o que me foi reservado como destino.

Iniciei meus trabalhos manuais com  quatorze anos, fui garçom de bar, cujos proprietários Natalício Pinheiro e Dalva Brandão sempre foram bons amigos; radialista, como locutor da Rádio Educadora de Mata Grande, cujo proprietário Cristiniano Fortes Nunes , político e ex-prefeito, ainda hoje mantemos uma estreita amizade; administrador da Associação Rural de Mata Grande e da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Mata Grande, cujo Presidente era o Dr. Eraldo Malta Brandão de saudosa memória;   segundo secretário da Prefeitura Municipal de Canapi –Al., cujo Prefeito João Alvino Malta Brandão, também de saudosa memória, permaneceu como amigo particular até os dias que o Criador o chamou;  como  bancário, ingressei no Banco do Nordeste do Brasil S/A., como praticante de escritório e depois através de concurso interno como Escriturário onde atingi o ápice da carreira, como Gerente de Agência , então , me aposentei em 1996, esta foi a melhor fase.

Prosseguindo a  vida laboral, tornei-me pequeno produtor rural ,  ocasião em que administrei a Ciretran de Santana do Ipanema, por isso, voltei a estudar e fiz o curso de Direito na Faculdade Raimundo Marinho, tornando-me bacharel em Direito, um antigo sonho que realizei com sessenta e seis anos de idade.

A convite do Prefeito  Fernando Lou, exerci o cargo de Secretário de Agricultura do nosso município com a missão de dar uma “balançada na agricultura” palavras do  prefeito. O que fiz com amor e dedicação, haja vista  pertencer a área agrícola.

Nutro muitas saudades  dos bons momentos vividos no passado, em cada canção, renovo o meu prazer pela vida, pois alimentam a minha esperança de  dias cada vez melhores. Curto cada momento do presente, realizando os prazeres que a vida favorece, junto aos meus familiares e amigos.

Como complemento de vida adotei a frase que diz: “Os netos são a sobremesa dos avós” e  cada dia que passa sinto  o coração engrandecer de amor por  eles, me dando ânimo para continuar como sou e em cada amanhecer, sempre busco novas alegrias e vibro ao ouvir o bom dia do bem te vi ou mesmo de uma pequenina garrincha.

À minha querida Teinha  um agradecimento especial, por que juntos passamos todas as dificuldades inerentes a um casal no início da vida. Relatar daria um livro de histórias. Das bonanças às dificuldades financeiras, juntos, conseguimos superar todas , graças ao nosso bom e generoso Deus. Nas ausências dos  entes queridos que se foram, choramos juntos. Nos momentos difíceis onde às saídas honrosas nos pareciam impossíveis sempre encontramos a melhores saídas tal e qual nos labirintos. Na educação dos filhos Icléa sempre foi de uma coragem insuperável. Sempre foi adorável nos trabalhos domésticos e para cuidar dos familiares em geral, nada negativo, dado a sua disponibilidade em querer sempre servir e agradar. Um beijo de agradecimento  minha amada esposa.

Recentemente descobri a palavra sexalescente que é uma mistura de sexagenário com adolescente, que  estimula mais àqueles que como eu ainda não admitem a idade avançada. Passei pela fase da adolescência que é uma preparação para ingressar na idade adulta.

Como estou setentão, eis que surge a palavra  “ENVELHESCÊNCIA” que, nada mais é do que uma fase preparatória para o envelhecimento. Sem querer, é claro, tenho que começar no ABC dessa fase, com a mesma alegria que me é peculiar. Curtir a família e os amigos, eis o meu lema , sempre agradecendo a Deus por ter sido sempre muito generoso.


Um comentário:

  1. Belo de uma bela vida! Parabéns em sobre meu caro compadre e amigo! A felicidade é produto de nossas ações! Você merece !

    ResponderExcluir