quinta-feira, 16 de maio de 2024

SAUDADE DO TEMPO - Ubireval Alencar

 

Saudades no Tempo.

Seu Zezé e d  Geruza dos lacticínios em negócios mais adiante, Luiz Gaia e d. ISA ocupantes da casa que fora de Moacir Peixoto. Lá do Casarão do Alto, em nossas calçadas   víamos aos 6 anos capangas e soldados saírem pelos fundos da casa, descendo escadaria ... e a rua da Cruz no afunilamento com a Rua de Cima abatendo corpos de Eustaquio, Sônia e Ubaldo Malta. Geruza Malta cruzava aos estertores a rua da Cruz.

E anos se seguiram com as ocupações pos Gentil Malta e d. Anabela e a linda filha Rute, de Manelito, Dr Luiz Luna, depois Creuza Malta,  Antônio Barbosa e d. Sé, filhos.

No lado direito havia uma residência modesta de seu Joca, que fabricava bombas, foguetes e tinha arsenal de pólvora mal acondicionado. Uma tragédia era iminente... e num final de tarde um provável candeeiro derrubado tornou-se na maior devastação da residência  matando seu Joca e ferindo outros familiares.

A farmácia de Dalvino e Virgílio era única na época e dava vasao à clientela da cidade e do interior. De tudo se remediava aí, partos, ferimentos de cerca, até urgentíssima medicação para um eventual e usuário de prática de sexo com animais  fisgado por uma palha residual do capim...(a memória é sagrada de um irmão que já alçou à eternidade).

E sobe a rua de Cima  onde moraram Seu Odilon e a linda d. Helena (aliás uma das netas vem aí relembrando-a)  mais acima Pompilio Brandão que deu uma estirpe de moços bonitos, e se tornaram prefeito, deputado e promotor de justiça ( Eraldo Malta) e João Alvino  pecuarista que daria a filha ao Fernando Color para 1a Dama do País.

Mais acima  vivia num estreito cubículo a madrinha Raquel, tão pequena,  já curvada em duas,  ainda com fardos de roupa para passar a ferro de cartão e brasa. Uma humildade de vida, sempre ajudada por Edinete Alencar   a quem também fazia préstimos e buscava alimentos.

Na dobra da pca da Matriz, a Virgem e Senhora da Conceição acolhia aos domingos um a um dos fiéis devotos,  seja nas alegrias de cerimônias de casamento, batismo, seja nas preces e desalentos das mães em soluço da ausência dos filhos que rumaram para o sul e não mais retornaram ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário