sexta-feira, 15 de julho de 2022

PARÓQUIA – Germano

 



                                                           Igreja Matriz de Mata Grande

Quando Mata Grande foi elevada à categoria de Vila em 18 de março de 1837 foi criada também a nossa paróquia.

Na realidade a história da paróquia, teve seu início em 06 de junho de 1791, data em que João Gonçalves Teixeira e sua mulher Maria Luiza doaram uma parte de terras no lugar denominado CUMBE, nas  MATAS DE SANTA CRUZ, com meia légua de terras em quadro, para que fosse erigida a atual Matriz sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.

O primeiro padre foi Miguel Torres, no ano de 1843. Posteriormente vários padres  já administraram a paróquia e alguns ficaram na história como o Padre Manoel Firmino e o  Padre Aloysio Vianna Martins, com biografias já divulgadas neste blog.

É importante salientar que  vários filhos da nossa  Paróquia estudaram e se tornaram padres como o Padre Aloysio, Padre Hildebrando Guimarães, Luiz Guerra e recentemente o Padre Joelder Pinheiro que está  conduzindo a Paróquia da vizinha cidade de Água Branca.

Recentemente, assistindo missa na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição  na cidade de Barra de Santo Antônio, recebi um  Boletim Paroquial editado pelo Pe. Renildo do qual copiei o trecho, a seguir:

“O termo paróquia vem do verbo grego paroikêin, que, dentre vários significados indica “viver junto a” ou “habitar nas proximidades”.

Como sabemos a nossa paróquia pertence a diocese de Palmeira dos índios – Al., que integra a arquidiocese sediada em Maceió. Pelo que se lê, há uma  hierarquia na ordem.

Ao padres  que regem as paróquias conduzem nas comunidades os grupos pastorais  em suas diversas atividades, englobando  todo o território paroquial, alguns são essenciais ao seu funcionamento, dos quais podemos citar, o da liturgia, do dízimo, da catequese, da acolhida e os beneficentes.

Dentro desses grupos pastorais é necessário que haja os coordenadores para orientar as atividades inerentes e apaziguar as divergências que surgem no decorrer dos dias, muitas da quais, geram um tremendo mal estar entre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário