domingo, 10 de julho de 2022

ÁGUA BRANCA – Germano

 


 


Um dia de domingo em Água Branca, (03.07.2022) marcou a posse do Pe. Joelder na Paróquia.

Inicialmente assistimos missa na Paróquia de Mata Grande, em seguida fomos para Água Branca, onde almoçamos no Restaurante Engenho. Após, nos deliciarmos com um saboroso sorvete de rapadura com Ouricuri e nos dirigimos para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

 

A cidade estava em festa, uma banda de música em prontidão para receber o nosso conterrâneo Pe. Joelder Pinheiro como  vigário geral da paróquia. Quase que não conseguíamos lugar para sentar, tão grande era o número de pessoas para dar as boas vindas e entregar as chaves da cidade ao tão valoroso padre.

Para quem não conhece, Joelder era coroinha na cidade de Mata Grande e ainda muito jovem já se dedicava a visitar  pessoas da  nossa cidade. O vi várias vezes aos domingos nessa missão em diversos bairros. Depois foi para o Seminário de Palmeira dos Índios. Quando saiu do Seminário foi ser pároco na cidade de Delmiro Gouveia e após dois anos e meio assumiu em Água Branca.

Pelos depoimentos dos residentes em Delmiro Gouveia que  foram  assistir à posse de Joelder, pude observar que lá ele brilhou, o que o fez sair foi a urgente necessidade de um padre em Água Branca. É tanto que o Bispo Dom Manoel  estava presente o que tornou a missa solene com um coral encantador, merecedor de aplausos.

 

O interessante é que ele é o segundo  mata-grandense que assume aquela  paróquia, pois o Conego Sebastião Alves Bezerra, primo do meu pai Balbino Alves Bezerra, ambos com biografias já publicadas neste blog, comandou a paróquia por várias dezenas de anos. Vale ressaltar que o primeiro Padre da Paróquia de Mata Grande, Padre Miguel Torres era nascido em  Água Branca.

Joelder, ainda seminarista, escreveu vários textos que estão publicados neste blog, como também, um livreto com o título “Fazendo Nossa História” este, juntamente com o Cônego Washington Luiz Bezerra.

 

Tem mesmo vocação para o mister. Lembro que certa vez, conversando com o   Taciano, eu falei do tamanho do orgulho de ser pai de um jovem  tão dinâmico. Ele me respondeu que na realidade era muito.  Disse que sempre o guiava para os serviços da fazenda. Andava a cavalo, porém a sua vocação natural era o sacerdócio.

Aproveitando o ensejo, desejamos ao jovem Padre, muitos sucessos à frente da nova missão. Que Deus o abençoe e conceda muita saúde e disposição, nesta nova missão.

 

 

 

 

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário