segunda-feira, 9 de maio de 2022

RESILIÊNCIA – Germano


 

Esta é uma palavra que está muito em moda em tempos recentes. Aguisou a  minha curiosidade , nada mais justo que dividir com os leitores deste blog o que colhi.

No dicionário  das definições de Oxford Languages diz que "é um substantivo feminino," dos quais  nos textos  abaixo,  a de número 2 é que mais se assemelha  as  divulgações atualmente usadas, a saber:

“1.

FÍSICA

propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

2.

FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE

capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”

 

No site da Wikipedia a coisa tende mais para a física:

“Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a stress sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.”

 

Já Carlos Eduardo Xavier assim se expressou:

“Resiliência tem a ver com a capacidade, presente em todos nós de retornarmos ao nosso estado original de excelência, mesmo  tendo passado por muitas provações , obstáculos ou contrariedades.

Não é a toda que dentro dessa palavra estão também presentes resistência e paciência. Porque não é fácil passar por experiências de perdas humanas, materiais, falência crises familiares, conjugais ou de saúde e manter se num estado de positividade e boa disposição. Por isso, resiliência é um dos atributos mais importantes para vivenciarmos o tempo presente, cheio de desafios, cobranças e transformações rápidas e profundas. Resiliência é o novo nome de altruísmo, determinação e espirito decidido , como nos diz o SL 51,12:

”Suscita em meu peito um espirito resoluto”.”

 

Portanto, pelos meus parcos entendimentos, o emprego da palavra, atualmente,  é  mais  usado no sentido figurativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário