sábado, 17 de abril de 2021

NOÊMIO DE MELO LOU - Germano

 



NOÊMIO DE MELO LOU - Noca com a esposa D. Guiomar e uma filha, não sei se a Drª. Noêmia ou  Zelândia (esta é médica).

 

NOCA assim era conhecido este grande mata-grandense que durante décadas foi proprietário de um bar muito conhecido, o Bar de Noca, ponto de referência, situado na Rua de Baixo, hoje Rua Ubaldo Malta. Foi o homem que instalou a primeira sorveteria  em Mata Grande, lá pelos idos anos cinquenta.  Foi uma grande testemunha  de muitos fatos e  histórias do município uma vez que lá se reuniam os políticos e também  as grandes personalidades da  sociedade mata-grandense para saborear guloseimas e também bebericar uma excelente cerveja gelada e outras bebidas.

Noca  sempre se comportou com dignidade e ética, não exercendo atividades políticas e tratando bem a todos , mantendo amizade com os seus clientes, tanto os adultos, como também os adolescentes  e crianças.

Todo mata-grandense se lembra do primeiro picolé, do sorvete, do suco, da água gelada e mais tarde, das cervejas  geladas servidas em seu bar. Por falar em primeiro picolé lembro-me de um fato ocorrido que a minha mãe contava:

Um compadre dela, chegando à feira semanal, presenciou a enorme venda de picolés, cujos comentários eram enormes. Era a novidade da cidade. Ele então adquiriu seis unidades, embrulhou em um papel , colocou no alforje e levou para os filhos que residiam na zona rural. Ao chegar à casa chamou a esposa e os filhos e falou entusiasmado da novidade que trazia da cidade. Ao buscar os picolés, achou somente os palitos e muito bravo, disse um monte de impropérios, alguns totalmente impublicáveis.

Noca foi também um dos atuantes  Presidentes do Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Grande.

Além de exímio comerciante exercia também a profissão de agropecuarista pois era proprietário de algumas fazendas. Uma das últimas vezes que nos vimos, ele foi levar na minha fazenda algumas mudas de árvores que ainda hoje conservo.

Constituiu uma enorme família aos quais educou nas melhores escolas da Capital do Estado de Alagoas. Alguns hoje em dia são destaques no cenário estadual e até no nacional, a exemplo do amigo Wellington Coimbra Lou, que estudou comigo e se destacou como um dos melhores engenheiros do Brasil.

No tempo do ORKUT fiz um registro sobre NOCA e recebi também comentários, dos quais  destaco o abaixo:

GERMANO BOA TARDE:
FIQUEI MUITO TRISTE COM A MORTE DE NOCA (NOEMIO DE MELO LOU) POIS ELE COMO TANTOS OUTROS AJUDARAM A ESCREVER A HISTORIA DE MATA GRANDE,POIS QUEM É QUE   LEMBRA DO BAR DE NOCA,DA PADARIA DE SEU BALBINO,DE SEU ODILON, DO TORRESMO DA DO SEU PANTA,DAS COCADAS DE ZUINA,DO SABOR DA LINGUIÇA DE
DONA OTILIA , DOS PIRULITOS DE FRANÇA DO PÉ DE MOLEQUE DO SEU MENE CABEÇA BRANCA,DE ZÉ GRILO E A CARROÇA DO LIXO, DO CARROCEL E DA ONDIA QUE TALVEZ FOSSE ONDA DO SEU MANÉ PISTOLA,ZÉ ALEJADO ENGRAXANDO SAPATO, DAS TORDAS ONDE É SERVIDO AQUELA COMIDA GOSTOSA,QUEIJO ASSADO NA BRASA,E A GARAPA AZEDA COM PÃO DOCE OU BOLACHÃO, E PRAR QUEM GOSTA AQUELA CACHASINHA DE SEU
JOÃO NATA (JONHATAS) E TANTAS OUTRAS COISAS BOAS QUE TEMOS EM NOSSA CIDADE.

GERMANO DESCULPE POR FICAR FALANDO ESTE MONTE DE COISAS, POIS É PRA MATAR SAUDADES.

31/07/07 “.Filoca.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário