terça-feira, 16 de março de 2021

COMO SER POLÍTICO SEM SER POLÍTICO – Germano


Antes de ingressar no Banco do Nordeste do Brasil, S/A., na Agência em Mata Grande, trabalhei na Associação Rural de Mata Grande, cujo Presidente era o saudoso Deputado Estadual Eraldo Malta Brandão, homem público, foi prefeito e deputado por várias legislaturas. Nesta época já convivi com a política  local.

Após o ingresso no  BNB, nos idos de 1965 fui, pelas normas internas do Banco proibido de exercer quaisquer atividades políticas, salvo votar.

Assim permaneci por longos anos. Casei e na família da esposa já existiam vereadores eleitos, posteriormente, um Prefeito eleito, o saudoso Antônio Barbosa da Silva, já homenageado neste blog e ainda, o sogro Otacílio Barbosa da Silva que também  foi vereador. Lembro que certa vez o meu cunhado colocou uma propaganda eleitoral do meu sogro no meu carro e eu tive que pedir para retirar a fim de não sofrer represálias. Era a regra imposta e eu dizia ser apolítico.

Após a aposentadoria não tinha mais que dar satisfações ao BNB, então, fui Presidente de diretórios municipais de partidos políticos , ajudei a eleger vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e também Presidentes da  República, mas, assumindo a responsabilidade de ser um homem político.

Ultimamente trabalhei para eleger o Prefeito Erivaldo Mandu, o Vice-Prefeito Marcus Vinicius Barbosa de Mendonça, que é meu filho e para vereadora a minha Comadre Juliana Brandão e espero assim, continuar sendo um homem político sem exercer cargos políticos, embora já tenha sido Secretário de Agricultura do município de Mata Grande.

 

Este é mais um desabafo, pois sou político assumido e para os que se dizem apolíticos, queiram ler  o texto abaixo, escrito por Ana Vitória Weruque e passem a fazer alguma coisa. É muito prático dizer que é apolítico e não fazer nada.

 

“COMO SER POLÍTICO SEM SER POLÍTICO:

 

Muitas pessoas creem ser necessário ser filiado a um determinado partido para atuar politicamente. Não, não é preciso.

Atuar politicamente é ser integrado à sociedade a qual se pertence.

Ao participar dos grupos de fé e política das paróquias, questionar a atuação de seu representante eleito nas três esferas de poder, seja municipal, estadual e federal. Seguir os políticos eleitos nas redes  sociais e fiscalizar efetivamente as suas ações e se comprometer com as decisões políticas do município estado e pais.

Adote um político, siga-o e mande correspondências eletrônicas pedindo prestações de contas de sua atuação política.

Você será  certamente um político sem ser político partidário.

 (Ana Vitoria Weruke).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário