sábado, 13 de fevereiro de 2021

CARNAVAL - Germano

 


CARNAVAL- Germano

 

O carnaval é uma festa pública com origem no cristianismo ocidental, ocorrendo durante  fevereiro ou no início de março, antes do período litúrgico da quaresma.

A festa combina música e desfile, danças, fantasias com trajes e mascaras. O  carnaval moderno é produto da sociedade vitoriana do século XX.

Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Mas o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

O carnaval brasileiro tem samba, axé, frevo e claro, muita alegria nas ruas, clubes e sambódromos.

E por escrever frevo, lembro que em Pernambuco fica a Capital do frevo e nós mata-grandenses que sempre nos inspiramos nas coisas pernambucanas, adotamos o frevo como as músicas mais animadas e que levantam a galera em quaisquer dos locais aonde é tocada. Quem não lembra de Vassourinha?

O nosso carnaval, sempre animado, tinha início no sábado com o desfile de Zé Pereira, Mariquinha e Juvenal, seguia no domingo os  blocos desfilavam pelas ruas, na segunda o bloco do Urso Preto, sempre comandado por Joaquim de Belo e na terça feira o bloco do Bacalhau com o tradicional rasga-rasga das camisas. A tarde tinha a matiné para a criançada e à noite os tradicionais bailes sociais  no  Paz e Amor Clube e Mercado da Farinha.  Bons tempos vividos. As famílias  ausentes sempre prestigiavam os eventos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário