sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A LIDERANÇA - Germano




Segundo o dicionário de Augusto Miranda o termo quer dizer: Função de líder; Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos. É um substantivo feminino.

A Bíblia Sagrada nos ensina em Mateus 23 que não devemos chamar ninguém de mestre, pois Mestre somente o Altíssimo, alí se aprende, os que se exaltam serão humilhados todavia, não resta dúvidas de que somos  sempre comandados, normalmente dominados  por pessoas de prestígio e que exercem quaisquer tipos de liderança.

Vejam o que diz Robson Santarém: “ Estou cada vez mais convicto de que se não trabalharmos arduamente na formação do caráter, de nada valerão as melhores habilidades e conhecimentos que alguém possa ter. Ainda vivemos muito preocupados em proporcionar acesso e condições de desenvolvimento, de habilidades e conhecimentos  que possibilitem aos profissionais serem bem sucedidos em suas carreiras.

Isso é  muito importante;  o sucesso, porém, está na atitude! Se quisermos um mundo melhor, antes de tudo precisamos despertar e expandir a nossa consciência para a importância dos valores em nossa vida. O que fez , faz e fará sempre a diferença é o caráter, a começar  pelas lideranças. Para ser um excelente líder é preciso ser um excelente ser humano!”

O exercício da liderança não é para qualquer um, existe o líder nato e o que se impõe pelo poder que exerce, mas, um bom líder faz com que as pessoas  comuns  façam coisas incomuns.

Uma sociedade, uma cidade ou mesmo uma pequena  aldeia em plena atividade sempre precisa de um líder, que pode ser um  dos mais idosos,  ou um mais experiente ou mesmo um  aclamado por votação.

Normalmente esse líder precisa ter caráter e capacidade suficiente para escolher os melhores caminhos para que possa atingir os objetivos desejados pelos comandados. Sem ter essa capacidade ninguém consegue alcançar ou se aproximar da plenitude desejada. Sem ela não se pode exercer a liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário