Objetivamos ter um meio próprio e independente de informar aos nossos amigos e conterrâneos fatos, notícias, fotos e publicações que venham enriquecer a nossa cultura. Conto com a participação de todos.
terça-feira, 29 de março de 2011
AS SERRAS DE MATA GRANDE-Serra do Parafuso
A Serra do Parafuso com seus 809 metros de altitude,fica localizada no extremo noroeste do Estado de Alagoas, na localidade denominada de Poço Branco, onde o Rio Moxotó divide os municípios de Mata Grande,Inajá e Tacaratú no vizinho estado de Pernambuco. De muitas ruas da cidade se avista no azul do horizonte a imponente Serra do Parafuso, principalmente da Rua do João Felix, Rua de Cima e da José Bezerra, a partir do Hospital.
Antigamente aquelas paragens eram destinadas ao criatório de bodes e bovinos , sem raça definida, que são resistentes as secas que assolam o alto sertão. Os tatus e pebas ali se reproduzem em grandes quantidades.
Atualmente, naquela região, com os projetos de irrigação, existem muitas propriedades rurais produzindo tomates, melancias que são exportadas para esta Capital, Recife e cidades circunvizinhas. Tivemos um ciclo de dezoito anos com o Rio Moxotó semi-perenizado com águas do açude Poço da Cruz, que pela falta de planejamento secou. Nestes últimos anos, felizmente choveu bastante, e com o açude novamente cheio, teremos novo ciclo de abundante produção o que beneficiará toda a população ribeirinha que habita também ao longo da serra. Sugerimos que o DNOCS venha a ter mais parcimônia na liberação das águas, reduzindo para doze horas diária, teremos então, trinta e seis anos de rio semi perenizado e se durante as chuvas onde o rio tem a sua correnteza normalizada, fecharem as comportas, esse período se alongará por muitos e muitos mais anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário