ESTAÇÃO METEOROLÓGICA FEDERAL – MATA GRANDE TAMBÉM JÁ TEVE
Ficava localizada no Monte Santo, era bem cercada, tinha pára-raios instalado, media a velocidade dos ventos, a temperatura e também a precipitação pluviométrica. Gerava um emprego federal direto, cujo funcionário Adel Malta de Oliveira, todos os dias para lá se dirigia duas vezes, sendo uma pelo dia e outra durante a noite para fazer as anotações que eram enviadas para a Capital da República. A estação foi totalmente desativada e a cidade perdeu os empregos federais.
Uma outra estação de porte ultra moderno foi instalada na COHAB do Mandacarú, veja fotos acima, esta não requer funcionários residentes e a sua manutenção é feita pelo município e paulatinamente, por funcionários de outras regiões.
Quando fui nomeado Secretário de Agricultura do Município de Mata Grande, fiz toda a manutenção exigida, providenciei cadeados, estacas, arame farpado novo e a mantive em bom estado, infelizmente a nova administração não tem dado o devido valor que o assunto requer e hoje ela se encontra como se vê na foto acima, retiraram os arames, o mato e o lixo estão tomando conta, o que é lamentável porque, futuramente, será mais uma que Mata Grande já teve, dado a politicalha que impera em nossa região, onde o que um político consegue realizar o outro faz por desmanchar.
É salutar o cidadão comum, quer esteja no Estado de Alagoas ou mesmo em qualquer parte do mundo, acessar e saber exatamente a temperatura, velocidade do vento e precipitação pluviométrica atual e futura da sua terra natal, porém, pelo andar da carruagem, brevemente, os orgãos mantenedores da atual estação, vão deixar Mata Grande com mais esta marca do JÁ TEVE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário