Foto do local onde ficava o antigo Cine Luz.
Maceió-Al., 19 de maio de 2010.
A energia de Mata Grande era fornecida por máquinas movidas a vapor (Caldeira) e no Governo de Luiz Malta Gaia passou a ser alimentada por motores de óleo diesel. Normalmente por volta das 22 horas havia um sinal, onde as luzes acendiam e apagavam e pouco tempo depois o fornecimento era suspenso. O sinal era um alerta para que os usuários se prevenissem com candeeiros e velas.
Nos idos de 1959 chegou em Mata Grande a energia da CHESF e daí seu Jari iniciou o cinema que funcionava onde hoje é o Paz e Amor Club. O nome Cine Luz, foi em homenagem a chegada da luz (energia) da CHESF. Posteriormente ele construiu o cinema na rua do Comércio, onde hoje funciona uma sorveteria. Na nova casa, artistas de renome também se apresentavam e encantavam os habitantes. Lembro da última vez que Luiz Gonzaga se apresentou. Casa lotada, o mesmo com Waldick Soriano e tantos outros.
Um fato marcante na vida de todos era o serviço de auto-falante do Cine Luz que abrangia quase toda a cidade. Notícias diversas eram veículadas. Músicas lançadas faziam vibrar os corações apaixonados. Muitas delas ainda hoje fazem sucesso e nos obrigam a adquirir os CDs., quando lançados em nova versão.
Com o advento da televisão os cinemas em cidades do interior passaram a não render mais o necessário e tiveram as suas portas cerradas.
Parabéns pela série "MATA GRANDE JÁ TEVE". Com a minha cidade (Pão de Açúcar), também aconteceu assim: já teve dois cinemas, um teatro, agência da Caixa, agência do PRODUBAN, fábrica de beneficiamento de algodão, de arroz, de milho...
ResponderExcluirA LUZ ELETRICA DE MATA GRANDE,ERA FORNECIDA PELO SR.LUIZ LARANJEIRA(LULA LARANJEIRA),PAI DO LEVI E MARIDO DE DONA NOEMIA CRVALHO MENDONÇA.ACENDIA AS 18 HORAS E APAGAVA AS 24 HORAS,TENDO ANTES DADO BASTANTE SINAL,PARA QUE AS PESSOAS QE ESTAVAM NA RUA ,IREM SE DIRIGINDO AS SUAS CASAS.CHAMAVA-SE O VAPOR DE LUZ E FICAVA NA ESQUINA DO OUTRO LADO DA PREFEITURA ONDE DEPOIS VEIOA EXISTIR O "BAR DO NÓCA"
ResponderExcluir