sexta-feira, 15 de julho de 2011

DICAS DE SAÚDE - Alimentação

Maceió (AL), 15 de julho de 2011.

DICAS DE SAÚDE – Alimentação

1. Não fique muito tempo sem se alimentar. Evite encher demais o seu estômago, prefira comer uma fruta entre as principais refeições.

2. Respeite os horários das refeições. Procure comer em ambiente tranqüilo, sem presa. Mastigue bem os alimentos, pois a boa mastigação facilita a digestão.

3. Procure não dormir de estômago “cheio” e evite ingerir alimentos no meio da noite. Você deve esperar, no mínimo, 90 minutos para se deitar após a última refeição.

4. Evite o fumo, já está demonstrado que nos fumantes a cicatrização é mais lenta. Deixar de fumar é o ideal, mas quando isso não for possível, reduza ao máximo o número de cigarros por dia.

5. Muito cuidado com os antiinflamatórios. Converse sempre com seu médico antes de usá-los.

6. Até hoje não se demonstrou que os alimentos sejam prejudiciais. No entanto, é importante que você identifique alimentos que não lhe caem bem e procure evitá-los. Frituras, doces, concentrados, embutidos, comida muito condimentadas, suco de frutas cítricas e bebidas gasosas podem provocar sintomas indesejados e, por isso, devem ser evitados ou ingeridos com moderação.

7. Alimentos ricos em fibras devem ser preferidos, cereais integrais, frutas, verduras e legumes devem estar presentes na alimentação diária, pois auxiliam no processo digestivo.

8. Cuidado com o uso abusivo do leite. Embora ele provoque uma sensação mediata de alívio o leite contém muito cálcio e proteína que são potentes estimulantes da secreção ácida do seu estômago, causando um aumento tardio da acidez e uma sensação desagradável. Você pode tomar um ou dois copos de leite por dia, todavia, evite tomar leite antes de dormir.

9. Bebidas alcoólicas em excesso devem ser evitadas, o álcool é um irritante da mucosa gástrica. Procure não ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio. Isto também vale para o café. Tomar um café depois do almoço e do jantar não vai causar problemas. O que você deve evitar é tomar inúmeros “cafezinhos” o tempo todo.

10. Relaxe procure aliviar o ”stress“ diário e melhorar a sua qualidade de vida.
Autor: Medlley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário