quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

DISCURSO EFETUADO NA SERRA DA ONÇA - Germano

 



DISCURSO PARA A SERRA DA ONÇA

Bom dia a todos com as bênçãos de Deus e de Santo Antônio. Como cidadão nato, quero  externar os meus agradecimentos a vocês que  estão aqui presentes e também ao Padre Marcelo que se dispôs a esta celebração, coisa inédita  neste lugar e que será gravada nos anais da nossa história.

Um agradecimento  especial aos bravos irmãos que compõem o Terço dos Homens de Mata Grande e que adotaram esta Serra para fazer parte da suas religiosidades. Agradecimento também aos familiares do  comerciante Antônio Rodrigues de Albuquerque, na pessoa do seu bisneto Daniel Malta.

Aqui, vale relembrar, tornou-se uma tradição vir nos dias Santos da Semana Santa como uma penitência . Os antigos gostavam de rolar grandes pedras. Com o passar dos anos isto foi diminuindo e a capela foi parcialmente danificada e esquecida. Eu por exemplo passei vários anos sem subir a Serra.

Há alguns anos conversando com o meu amigo Cristovam, conhecido como Muqueca, ele falou que da Serra do Angico era mais fácil  subir e acertamos para no domingo sair da casa dele, eu, Icléa e ele.

Foi muito bom, porém quando vimos o estado deplorável em que se encontrava a capela, pensei e fiz um apelo aos mata-grandenses para que cada um enviasse  R$ 50,00 reais, então, mandamos recuperar a capela e também que se construísse os degraus a fim de facilitar a subida das pessoas. Nisso contamos também com a colaboração do pedreiro Valdo.

Com a facilitação da subida, os irmãos do terço resolveram que na Semana Santa seria bom para uma  Via-Sacra. Iniciaram e continuam rezando anualmente, porém, um caso aconteceu há alguns anos.

Quando nos reuníamos para subir, eis que aparece um penitente carregando  uma cruz, pagando uma promessa que havia feito em um Hospital do Recife.

Hoje é este cruzeiro que está ao lado da capela. Quiçá , possa ser o primeiro milagre de Santo Antônio aqui registrado.

Esta missa hoje aqui celebrada, marcando os 100 anos desta Capela, queira Santo Antônio, tornar oficialmente este lugar um verdadeiro cartão postal da nossa cidade e lugar de peregrinação e visitação de turistas.

 

 NOTA DO BLOG.

Evento efetuado no dia 07.09.2023, quando a capela fez 100 anos de erigida em 07.09.1923 por Antônio Rodrigues de Albuquerque.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário