sábado, 7 de agosto de 2021

ENVELHECER É UM DIREITO - Germano

 


Diz o ditado: “quem não quiser envelhecer, morra cedo”. Nada mais verdadeiro, pois o envelhecimento não  é nenhuma novidade, portanto, temos que aceitar como uma coisa normal na vida humana.

A dificuldade que alguns encontram é justamente a aceitação, porque só se preocupam quando  ele está prejudicando, principalmente a saúde, muito embora, hoje em dia,  seja um ponto observado mundialmente.

No Brasil a coisa está acontecendo muito rápido, é tanto que a população idosa, brevemente teremos, à exemplo de alguns países europeus , muito mais idosos do que jovens.

O nosso país não tem se preocupado muito com isso. O INSS bem que tem tentado, todavia, não tem conseguido manter os aposentados tranquilos. Ao longo do tempo baixaram  a aposentadoria de vinte salários para dez , depois criaram o fator previdenciário, coisas que só visam diminuir o valor do benefício. Tudo isso tornou difícil manter um padrão financeiro, obrigando o aposentado a continuar trabalhando para complementar as despesas normais, já  que são os principais responsáveis pela manutenção da casa.

O SUS, não atende completamente as pessoas, obrigando-as a manter um plano de saúde paralelo. Isto para quem tem condições.

Os municípios bem que tentam, porém não conseguem também satisfazer os direitos que as Leis asseguram aos idosos, o que torna difícil o uso dos lugares destinados aos mais velhos nos transportes públicos.

Lamentamos esta terrível realidade, no entanto,  os nossos governantes não dão a devida atenção que o assunto requer, colocando a Nação em uma situação desconfortável nas estatísticas dos  níveis de pobreza.

Nota-se pelas estatísticas, que a pandemia causada pelo COVID 19, causou muitos males a economia do País, o que tornou insuportável o convívio social mesmo entre os familiares.

Tudo isso tem dificultado o aprendizado do envelhecimento. A maioria dos idosos não se preocupa com as dificuldades inerentes do porvir, mesmo sabendo que, com o passar do tempo, todos serão anciãos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário