sábado, 4 de maio de 2019

O DIA DO TRABALHADOR – Germano






01.05.2019 – Mais um ano de comemorações e apesar de aposentado há mais de uma década, passei a ter motivos de sobra para a comemoração em dose dupla, pois neste dia, nasceu uma das minhas  queridas netas e para completar , nunca deixei de trabalhar em minhas atividades ruralistas.



Por incrível que possa parecer, este ano passei a manhã em casa com a minha esposa e ao meio dia fomos almoçar no shopping de onde saimos às dezoito horas para irmos a residência de um casal amigo a fim de juntos, lermos e interpretarmos o Evangelho. De lá retornamos ao nossos lar alegres e satisfeitos pela melhoria e aperfeiçoamento do nosso aprendizado.



Por isto, recomendo a você, leitor amigo, que leia a carta de São Paulo aos Colossenses, pois, bons conselhos para a vida em família e na sociedade, você vai encontrar, principalmente no Capítulo 3, versículos de 18 a 25.



Para completar seu conhecimento, leia como surgiu o dia comemorado ao trabalhador:



“O 1º de maio é comemorado internacionalmente como dia do Trabalhador e da trabalhadora, mas a origem da data não tem nada a ver com comemorações. A data foi instituída para marcar a luta de trabalhadores por melhores condições e pela redução da jornada de trabalho.



O dia remete a luta dos trabalhadores estadunidenses da cidade de Chicago que entraram em greve geral em 1º de maio de 1886. A luta dos trabalhadores de Chicago, mas não só de lá, pela redução da jornada laboral para oito horas diárias.



Era comum os trabalhadores, inclusive mulheres gestantes e crianças, trabalharem até 18h por dia. O slogan da mobilização era: “oito horas de trabalho, oito horas de sono e oito horas de descanso”. A luta ela redução iniciou-se na Inglaterra, espalhou-se pela Europa chegando aos EUA no final do século 19.



A greve dos operários de Chicago paralisou a cidade e foi duramente reprimida pelas forças policiais. Os líderes da mobilização dos trabalhadores foram presos e após um julgamento forjado,  condenaram as lideranças e a pena foi o enforcamento ou a prisão perpetua. Anos depois em novo julgamento ficou reconhecida a inocência dos trabalhadores. 



A partir deste acontecimento, o primeiro de maio foi escolhido pelas organizações de trabalhadores como dia destinado a luta da classe operária.

Portanto, a data não tem como intuito a comemoração, mas sim a de atuação dos trabalhadores na luta por melhores condições. “



NOTA: Desconheço o autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário