sexta-feira, 12 de abril de 2019

EU TE EXALTO MATA GRANDE- Cristiane Sarah






Nasci, cresci e vivi em Mata Grande até meus 21 anos de idade. Brinquei em suas ruas, estudei no Demócrito Gracindo e posteriormente no colégio Félix Moreno. Tive experiências simples porém inesquecíveis. Desde subir em carros de boi, percorrendo toda a cidade até esperar ansiosamente os alfinins (por sinal deliciosos) de Dona Benedita a "pegar" tecidos, lençóis e cobertores (daqueles abafa-bananas) da loja dos meus pais para distribuir aos necessitados. Não sei como eles não faliram (risos).

Terra querida da minha mãe e madrinha Nossa Senhora da Conceição. Terra dos meus pais e de um povo que são meus irmãos em Cristo. Lembro saudosa de uma infância feliz que não volta mais, pois como dizia Cazuza o tempo não para.

Na minha terra meus filhos também puderam desfrutar muitas benécias. Banhos de chuva no meio da rua, mangas chupadas embaixo de mangueira na minha querida Lage Preta. 





Carnavais memoráveis, do famoso mela-mela com maisena e ovo podre, São João com direito a muitos fogos soltados na fogueira em frente à minha casa, finais de ano regados a jantares maravilhoso na casa de seus avós. 


Posso dizer que já viajei bastante nesse mundo afora, mas o melhor lugar e momento para mim é dia primeiro de janeiro quando estou na minha terra, aguardando em pé na calçada a procissão de Nossa Senhora da Conceição, para vê-la surgir linda e majestosa em seu andor, onde desde criança Madrinha Lourdes (que Deus a tenha) construía um mundo de flores para nossa rainha. 


Mata Grande, um oásis no sertão, nome tão bem apropriado, dado pelo nosso conterrâneo e compadre José Arnaldo Lisboa. E neste mesmo oásis hoje existe uma obra faraônica e bela que é o santuário de Santa Terezinha feito pelo Padre Sizo, Mata-grandense nato a quem tenho muito apreço.


Por fim recito: "Eu te exalto Mata Grande, deusa da zona serrana, e a propósito Deus a criou entre serras verdejantes." Trecho do poema "Exaltação" composto por minha mãe Maria Lourdinha.
Parabéns pelos seus 180 anos!

Um comentário: