quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

ERALDO MALTA BRANDÃO - Germano


Eraldo Malta Brandão, nasceu em Mata Grande, no dia 07-05-1930, filho de Pompílio Brandão de Alcântara e Maria Deusdethe Malta Alcântara, era casado com a Sra. Esmeralda Malta Brandão. ela filha de Antonio Rodrigues Albuquerque Malta e Lindaura Alves Malta.



Eraldo Malta, assim era conhecido,  formou-se em Direito, era um excelente advogado e prestava inúmeros favores a população, fascinava qualquer plateia ao proferir com eloquência seus discursos, em formaturas, batizados, festas, e, principalmente, quando se tratava de discurso político em cima de palanques.



Eleito  pela primeira vez em 1951 ao cargo de Vice Prefeito de Mata Grande, pela antiga sigla UDN, na chapa do candidato a prefeito Luiz Gonzaga Malta Gaia, seu primo, posteriormente, se tornaram adversários políticos já como Deputados Estaduais.



Assumiu o mandato de prefeito pelo período de 01/03/55 à 31/01/56. Em seguida, foi nomeado Delegado da Ordem Política Social Investigações e Capturas no período de 02/02/1956 à 13/0258.



Foi eleito deputado estadual por três mandados, à saber: 1959/1962 (UDN), 1963/1966 (PL) e 1967/1969 (ARENA), sendo que  neste último mandato foi cassado, tendo também os  direitos políticos suspensos pelo prazo de 10 anos, na data de 30/04/1969, em decorrência do AI nº 5.



Foi nomeado pelo Governador do Estado no cargo de Promotor Público, acumulando o mandato de Deputado Estadual na década de 1960. Após o regime militar, com o advento da Anistia Política, regressou ao serviço público no cargo de Procurador de Estado, através de ato governamental publicado em 17/01/81, sendo exonerado a pedido em 19/10/82, nesta mesma data, foi nomeado ao cargo de Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, cargo que exerceu até a data do seu falecimento, ocorrido em 20/09/83.



Dr. Eraldo Malta  como Deputado Estadual, tinha um prestígio político, sem precedentes e conseguiu no ano de 1959, influenciar o governo para a construção do prédio do Colégio Félix Moreno, cuja construção  foi concluída no ano de 1960, deixou um legado de serviços prestados que, infelizmente não chegou ao conhecimento de toda a população matagrandense e alagoana. A maior parte das famílias matagrandenses receberam  algum tipo de favor prestado pelo grande político.



O casal teve um  filho Eraldo Malta Brandão Filho, que herdou do pai o “Sangue” político que corre nas veias dos Malta Brandão.  Seguindo os passos do pai foi eleito a Vice-Prefeito em 1988. Em 1989, foi nomeado pelo governo do estado para assumir a direção Administrativa e Financeira da EMATER/ AL. Em 1990 candidatou-se  a deputado Estadual,  foi eleito com 11.838 votos, e  assumiu a cadeira de Deputado Estadual no período de 1991/1995, sendo o mais novo deputado naquela  época a ocupar uma cadeira na Casa Tavares Bastos.



Posteriormente, foi nomeado Secretário da Indústria, Comércio e Turismo do Estado de Alagoas de 1991/1992  onde desempenhou um papel preponderante para o desenvolvimento do Estado de Alagoas.


NOTAS DO ADMINISTRADOR:

Solicitei de Eraldo Filho uma biografia do Dr. Eraldo e ele enviou o material acima. 

Sempre tive pelo Dr. Eraldo  grande admiração, costumava me dizer que era liberal, todavia não aceitava imposições ao seu modo de agir. Foi ele que me deu oportunidade de exercer o meu primeiro cargo público, tanto na Associação Rural de Mata Grande, como também, na Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Mata Grande e posteriormente me indicou para ser o segundo Secretário Municipal da cidade de Canapi -Al., onde o seu irmão João Alvino Malta Brandão (também de saudosa memória) era o prefeito.

No decorrer do tempo, o Dr. Eraldo tornou-se um grande fazendeiro, adquiriu a Fazenda Volta, hoje município de Inhapi-Al., local onde costumava descansar. Orgulhava-se de possuir uma vaca que produzia vinte e seis litros de leite por dia, coisa raríssima na região, naquela época.

Infelizmente o reconhecimento dos matagrandenses tem sido ingrato ao eminente político, até a Praça Eraldo Malta com o seu busto em bronze, foi entregue ao abandono.
Aproveitamos o ensejo para solicitar do atual gestor municipal a recuperação da praça e a volta da estátua ao seu devido lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário