MATA GRANDE TURÍSTICA
Vamos imaginar uma viagem de Maceió a Piranhas, em um provável passeio turístico, com as condições atuais, saindo de um hotel da capital, após o café da manhã. Com duas horas de viagem em ônibus previamente fretado, chegar-se-ia a Palmeira dos Índios, onde existe um museu, uma catedral antiga, uma estação ferroviária, uma tribo indígena, além do Cristo do Goiti como atração especial; após o almoço em um excelente restaurante, passaríamos por Santana do Ipanema onde existe o museu do sertão e, em Maravilha onde a atração maior é a Serra da Caiçara, tendo ainda o sítio arqueológico em exploração.
Daí seguindo para Mata Grande, onde existem muitas atrações a serem visitadas após os 290 km., devidamente asfaltados e em bom estado de conservação.
Vamos abrir aspas: “Mata Grande é conhecida como a “TERRA DE CLIMA EXCELENTE” pelo simples fato da temperatura atingir: durante à noite , 19º no verão e, 13º nos dias de inverno, sendo que, nestes dias, a neblina encobre as serras e durante à noite, toda a cidade, dificultando a visibilidade em dias de maior incidência. A Serra da Onça e a Serra da Lagoa de Santa Cruz, as vezes, passam dias e noites ser serem vistas. Na última serra citada, fica o ponto culminante do estado de Alagoas com os seus 844 metros de altitude (imaginem aí a construção de uma pousada onde se pernoitaria, com direito a vista da cidade e de terras dos vizinhos estados no horizonte azulado, afora a grande lagoa existente).
Afora as serras, existem fontes de água de grande capacidade como a do Cumbe e a da Serra do Urubu, que aproveitadas corretamente dariam para abastecer a cidade, e quiçá, algumas cidades visinhas. Os engenhos de mel e rapadura, ainda movidos por juntas de bois, bem que poderiam ser visitados, porém, como atração maior existe o Santuário de Santa Teresinha que já atraí inúmeros turistas diariamente.
O Santuário, a Missa do Vaqueiro, o Mata Grande Fest, o carnaval e as festividades de final de ano já atraem inúmeros visitantes anualmente, festas que, sendo relacionadas com um calendário turístico a ser elaborado de acordo com as outras cidades trariam mais e mais visitantes”.
Após esta imaginária visita a terra do clima excelente, seguindo o nosso roteiro turístico até Água Branca que, a exemplo de Mata Grande tem um clima igual,vale frisar, já existe o Festival do Inverno catalogado. Lá existe uma magnífica catedral construída pelo Barão de Água Branca e também, uma senzala, conservada pela neta. Os engenhos ainda continuam funcionando existindo um, bem modernizado.
Logo em seguida encontraríamos a cidade de Delmiro Gouveia com suas atrações peculiares e já conhecidas, bem como Xingó e Piranhas que dispensam comentários por já constarem nos roteiros turísticos das empresas alagoanas e sergipanas.
O retorno se daria via Arapiraca, maior cidade do interior, concluindo assim, a nossa imaginária visita ao alto sertão alagoano.
Uma viagem desse porte é um sonho. Qual é a maior qualidade do ser humano? É sonhar e, através dele t realizar o que antes era "impossível". O que seria do noso planeta caso não houvesse os sonhadores que muitas vezes foram chamados de loucos, bruxos, bruxas, visionários, dementes... Há lugares belissímos espalhados em todo o mundo e as nosas belezas, nós conhecemos? Parabéns pela viagem maravilhosa! (Inês)
ResponderExcluirno comentário acima leia: nosso, nossas
ResponderExcluir