quinta-feira, 18 de maio de 2017

SOBRIEDADE E TEMPERANÇA - Germano





Sobriedade, segundo Augusto Miranda " é um substantivo feminino; temperança, moderação, prudência, calma, qualidade de sóbrio. Temperança, quer dizer a qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetites e paixões, parcimônia, sobriedade.”

Estas palavras me fizeram voltar ao passado, ao tempo de estudante  no Ginásio Félix Moreno, tempo em que buscava um rumo  a ser trilhado na vida, pois já namorava com a minha querida esposa e São Paulo, se alinhava como a grande opção, coisa muito comum. Recife, seria a segunda opção, esperando completar os dezoito anos para ingressar na Polícia Militar, apadrinhado pelo Coronel Eraldo Cavalcante Vilar. Lá continuaria com os meus estudos e faria carreira militar.

Como bom estudante  do terceiro ano ginasial me submeti a um concurso público no Banco do Nordeste do Brasil S/A e o tema da redação foi “SOBRIEDADE E TEMPERANÇA NA VIDA DO HOMEM”. Com os nervos à flor da pele, e uma grande redação de no mínimo trinta linhas a serem criadas. Nenhum significado  aparecia, de repente, surgiu a palavra sóbrio e temperamento como guias. Acertei em cheio.

O bom de tudo isso também, foi o aprendizado que exerço até hoje, sempre mirando as coisas que mais se aplicam para o alcance da minha sobriedade, tanto no plano familiar como social, coisas que usei durante os trinta e tantos anos que exerci a minha profissão bancária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário