quinta-feira, 18 de maio de 2017

OS PARDAIS - Germano





Pardais, este é o nome que aprendi lá em Brasília a denominar as câmaras que multam os motoristas, tanto nas cidades como nas estradas brasileiras. No dia 11.04.17 ouvi a notícia que a prefeitura vai instalar novos pardais na avenida recentemente inaugurada nesta capital.

Isto faz lembrar a matéria postada em 05.10.2016 sobre os quebra-molas e barreiras eletrônicas instaladas.

O  governo favorece o cidadão brasileiro com a aquisição de carros possantes com arrancadas fenomenais;  abriu novas e excelentes estradas, melhorou outras, construiu fantásticas rotatórias e viadutos elogiáveis além de atalhos maravilhosos como o de Palmeira dos Índios para facilitar o deslocamento rápido dos veículos e livrar o centro da cidade  dos incômodos movimentos de veículos pesados  e constantes engarrafamentos.
Tudo muito lindo e elogiável, no entanto, ele governo, constrói e autoriza a instalação de condomínios e loteamentos nas margens dessas estradas e atalhos e, logicamente, a população passa a protestar, exigindo os quebra-molas e barreiras eletrônicas.
O engraçado é a mudança das velocidades exigidas pelo governo, nunca obedece um padrão, variam de 40 a 60 km por hora em uma mesma BR.  Quem dirige sabe, o corpo do motorista acostuma-se ao deslocamento do carro e as barreiras  enganam o motorista, principalmente os  que não transitam costumeiramente e aí, haja multas.
A indústria da multa, como denominam essa ganância desenfreada para engordar a arrecadação governamental, passa a vigorar com maior intensidade, justamente agora, na época das “vacas magras”, tanto para o povo como para o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário