segunda-feira, 29 de maio de 2023

SOBRE A VELHICE – Germano

 

 

SOBRE A VELHICE – Germano

Ultimamente  atingi a idade de ancião, todavia, ainda não me  considero um velho, pois tenho vivenciado bons momentos da minha vida, não obstante as leis brasileiras considerarem a idade do idoso tão logo se atinge os  sessenta anos. Busco  na minha mente empurrar a velhice para o dia que completar  os noventa e cinco e assim sou sempre seminovo.

Existem alguns ditados interessantes no linguajar popular:

DA VELHICE, SÓ ESCAPA QUEM JÁ MORREU.

QUEM NÃO QUIZER FICAR VELHO, QUE MORRA CEDO.

Cada ser humano tem uma forma própria de encarar o passar dos anos e tentar assumir a idade vivida; ou como preferem alguns, esconder a realidade, o que os torna triste na hora dessas perguntas indesejadas.

Até os vinte e um podemos chamar A FLOR DA IDADE, aos quarenta, já começam as preocupações, mesmo assim ainda se comemora com entusiasmo, mas quando chega ao três vezes vinte... a coisa tende a mudar. 

Porém, o bom mesmo é assumir a fase do idoso, como manda a lei e procurar sempre postergar o aceitar passar para o time dos sêniores.  

Não resta a menor dúvida de que os homens e as mulheres têm formas diferentes de encarar a idade, pois quem é do sexo feminino, a vaidade impera e há um desejo enorme de parecer sempre mais jovem.

No entanto, só se escapa da velhice se a morte chamar antes do prazo que se espera.

Se alguém me perguntar hoje como é fazer 77 anos, eu direi que, por qualquer ângulo, é melhor do que não fazer. Tenho procurado sempre aproveitar como ensinamentos os “altos e baixos” tão peculiares na vida de todo cristão. Acreditar em Deus e agradecer diariamente a cada nascer e pôr do sol, tornou-se uma praxe!

 Porém como diz o ditado :

AO PARAÍSO... QUANTO MAIS TARDE MELHOR.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário