domingo, 27 de maio de 2012

A ALEGRIA DO REENCONTRO - Guilherme


 Maceió (AL), 27 de maio de 2012.

Na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, no dia 18 de outubro de 1975 nasceu o  meu filho Germano Enrico Barbosa de Mendonça  e no dia seguinte  recebeu como visita o meu irmão Guilherme Mendonça Bezerra que estava de passagem para São Paulo. Foi a última vez que o vi e dele não tivemos mais notícias, não obstante os constantes contatos que mantivemos com  outros parentes no sentido de localiza-lo.
No decorrer do ano passado, entretanto, li no Orkut um recado  de Sidney Bezerra nos seguintes termos:

“On Qui 24/03/11 07:48 , SIDNEY BEZERRA:

Bom dia Sr. Germano!

Há 2 dias, casualmente coloquei o nome de meu avô no google para ver o que dava.

Cheguei a uma página de genealogia da Senhora Valderez.

E cheguei até a sua.

Balbino Alves Bezerra - Meu avô

Luiza Villar de Mendonça - Minha avô

Guilherme Mendonça Bezerra - Meu pai

Sidney Bezerra - Eu

Se por acaso conheceu ou conhece ainda alguém da família Bezerra, agradeceria por me conseguir contato.

Meu Pai é cabeça dura mas está amolecendo!!!

Muito obrigado!!

Att

Sidney Bezerra.”

No dia 29 de março, tão logo vi a mensagem acima, chamei  Icléa, minha esposa, para juntos,  identificarmos a fotografia de Sidney Bezerra no Orkut e ao vermos não tivemos dúvidas, ele é a cara do pai, então respondi o seguinte:

“Em 29 de março de 2011 06:57, GERMANO escreveu:

Bom dia Sidney e que Deus te abençoe. Foi bom encontra-lo mesmo virtualmente.
 Valderez, eu, Helena, Faustino, Hildebrando e Valdecy somos irmãos do teu  cabeçudo pai que desde 1975 não dá notícias e como também, somos da mesma prole (cabeçudos) vamos  andando... rsrsrs.

Já que você deu o passo  inicial, temos muito a informar, todavia, gostaria de saber  o que ele fala o que ainda sente de rancores (não sei se é o caso) e se tem notícias  nossas e não quer aproximação o que respeitaremos, embora, como você bem o disse  "está amolecendo" o que é um bom sinal, também, já tem seus  setenta e tantos janeiros.

No que tange a família "BEZERRA" que aqui  é mais conhecida como 'ALVES  BEZERRA"   tão  grande que eu mesmo não conheço a todos , embora,  mantenha contato virtual com uma grande parte. Outras famílias das quais você  faz parte são:
VILLAR, MENDONÇA, ALVES, BANDEIRA DE MELO, VIEIRA SANDES, COSTA E SEI LÁ MAIS QUANTAS,  a maioria vinda de descendência portuguesa o que você já tem em alto percentual por parte da sua mãe.

O conheci quando  ainda  mamava, porém, informe aonde  moram e se você gostar de ORKUT, sou orkuteiro ,  alimento comunidades 'AMO MATA GRANDE  e  MATAGRANDENSES & AMIGOS"  onde você verá  muitas fotos, fatos e histórias da cidade. Alimento um blog WWW.
MATAGRANDENSE.BLOGSPOT.COM. coisa de aposentado que não tem o que fazer.

Sem dizer nada ao meu irmão, mostre a ele as fotos nas minhas páginas no ORKUT e preste atenção a reação dele. Caso  ele tenha problemas cardíacos é salutar ter  bastante cautela, pois tenho quase certeza, que o choro virá.

Você é  um pouco mais idoso que o meu filho Germaninho, portanto, já deve ter mais de trinta e seis anos, estar casado e com filhos, informe também os dados deles. Salvo engano, você tem também uma irmã, confirme nome etc.

Quanto ao mais, depois iremos  informando, o caminho está aberto de lá para cá, falta você dar os informes das estradas daqui para lá.

Recomendações para todos e um abraço no cabeçudo.

Germano Mendonça “.

Após vários contatos telefônicos, houve muitas alegrias, a alegria do reencontro, no entanto, foram de Helena e Valdecy que foram a São Paulo para vê-los.  Aqui em Alagoas esperamos que um dia  eles possam vir nos ver para  sentirmos também a mesma alegria.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DICAS PARA O ALÉM -Enviado por Kleidy

Maceió (AL), 25 de maio de 2012.



VEJA COMO VAI SER A SUA LÁPIDE .... (enviado por Kleidy)





O que escrever em seu túmulo se você é....
ESPÍRITA
Volto já.

INTERNAUTA
www.aquijaz.com.br

AGRÔNOMO
Favor regar o solo com Neguvon. Evita Vermes.

ALCOÓLATRA
Enfim, sóbrio.

ARQUEÓLOGO
Enfim, fóssil.

ASSISTENTE SOCIAL
Alguém aí, me ajude!

BROTHER
Fui.

CARTUNISTA
Partiu sem deixar traços.

DELEGADO
Tá olhando o quê? Circulando, circulando...

ECOLOGISTA
Entrei em extinção.

ENÓLOGO
Cadáver envelhecido em caixão de carvalho, aroma Formol e after tasting que denota presença de Microorganismos diversos.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO
É no túmulo ao lado.

GARANHÃO
Rígido, como sempre.

GAY
Virei purpurina.

HERÓI
Corri para o lado errado.

HIPOCONDRÍACO
Eu não disse que estava doente?!?!

HUMORISTA
Isto não tem a menor graça.

JANGADEIRO DIABÉTICO
Foi doce morrer no mar.


JUDEU
O que vocês estão fazendo aqui? Quem está tomando conta do lojinha?

PESSIMISTA
Aposto que está fazendo o maior frio no inferno.

PSICANALISTA
A eternidade não passa de um complexo de superioridade mal resolvido.

SANITARISTA
Sujou!!!

SEX SYMBOL
Agora, só a terra vai comer.

VICIADO
Enfim, pó!

ADVOGADO

Disseram que morri.... mas vou recorrer!!!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

RECORDANDO A VOLTA DE OTACÍLIO A MATA GRANDE






Maceió (AL), 24 de maio de 2012.



RECORDANDO A VOLTA DE OTACÍLIO A MATA GRANDE.

A imprensa alagoana não divulgou como deveria, no entanto, a imprensa potiguar  acompanhou o desenrolar das ações  desde o início , quando ele foi encontrado por um radialista em uma cadeia na cidade de Upanema – Rn.,  até a sua volta ao seio da família na Serra do Sobrado. O radialista manteve contato com Walter Medeiros  que imediatamente enviou um e-mail  solicitando-me que procurasse encontrar parentes de Otacílio no Sítio Serra do Sobrado. Vale a pena ler o que foi escrito por Walter e pelos jornais.

Posteriormente,  fui até a Serra do Sobrado onde o conheci e fotografei,  leia  o que escrevi no dia 29.10.2006 e enviei para  o www.rnsite.com/matagrande .

Passado alguns meses outro protagonista da história o jornalista Walter Medeiros se deslocou de Natal até Maceió e daqui fomos  até a Serra do Sobrado (veja foto do meio), infelizmente, não encontramos nem  Otacílio, nem Antonio  e tampouco o seu sobrinho o Professor Cícero.

Para minha surpresa o assunto volta  as manchetes no dia 11.03.2012 no  DIÁRIO DE PERNAMBUCO com a matéria “ATÉ O PADRE CÍCERO SABIA QUE A “INTERMETE” IA CHEGAR”  com uma  grande reportagem .

Outra matéria sobre o assunto  foi incluída no blog www.blogdonordeste.com.br do dia 19.03.2012  onde os jornalistas se deslocaram até a Serra do Sobrado e estiveram na residência do Sr. Antonio Moura, irmão de Otacilio.

Infelizmente não  tenho autorização para republicar neste blog, no entanto,  com  os sites acima qualquer um leitor  poderá ter  acesso.

INVERNO EM MATA GRANDE - Frio e neblina.



Maceió (AL), 24 de maio de 2012.



Finalmente o nosso inverno  da mostras que vai chegar com intensidade, como desejamos ou  com    poucas chuvas, conforme está constando nas previsões dos meteorologistas. A seca , já conhecida de todos  poderá se tornar a "seca verde" onde as pastagens com o seu verde exuberante toma conta da região, sem contudo, contarmos com a produção de grãos para alimentação humana.                                         

De terça feira  até hoje, as pancadas de chuvas ou aquela chuva  fina e persistente ,  que chamamos de chuva molhadeira, trouxe  alívio e esperança para os sofridos sertanejos. Com a chuva fina vem também a neblina e o friozinho de  treze a dezoito gráus muito comum em nossas paragens.
Acontece que andei divulgando  estas temperaturas neste blog e também no orkut, todavia, encontrei alguns incrédulos, haja vista , estarmos encravados no alto sertão alagoano.

Hoje, no entanto, verificando as previsões  fiquei surpreso. Pela primeira vez, houve a divulgação de previsões de temperaturas para  Mata Grande com  onze e dez gráus. Tenho  certeza que na Serra da Lagoa de Santa Cruz com sua altitude de 845 metros acima do nível do mar, a temperatura pela madrugada    fica  abaixo de dez gráus. Em outros invernos isto já foi comprovado.
Já passei invernos em Mata Grande onde a chuva  fina e persistente ultrapassou  quinze dias sem nos dar o direito de ver o sol, tamanha a intensidade da neblina.

Não perca tempo , confira a previsão para hoje 11º e amanha 10º no CLIMATEMPO.

OBS. A primeira foto é da rua Nova à noite. A segunda: vista parcial da cidade e a terceira do Sítio Almeida.

DICAS DE SEGURANÇA - Autor desconhecido.

Maceió (AL), 24 de maio de 2012.

Dicas de segurança na residência.

1 – Se perdeu algumas chaves, troque a fechadura.

2 – Mesmo  nos intervalos mantenha as portas fechadas.

3 – Alertem os filhos para não divulgar informações pessoais, ensinem-nos a pedir auxílio      tanto       a polícia  como a pessoas conhecidas e também a não  conversar com estranhos ou mesmo aceitar caronas.

4 – Somente abra a porta após identificar quem está do lado de fora.

5 – Não dê informações  pessoais pelo telefone.

6 – Observe o movimento da rua antes de sair ou entrar em casa e  estiver de automóvel e avistar estranhos por perto dê mais uma volta e redobre a atenção quando voltar.

7 – Somente permita a entrada de  funcionários  de empresas após a  identificação. Se tiver dúvidas, telefone para confirmar.

8 – Mantenha um bom relacionamento com os  vizinhos .

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DICAS DE CULTURA - QUERO VER QUEM NÃO SENTE SAUDADES!

Maceió (AL), 23 de maio de 2012.

Autor: Jose Freitas


I

 NO SERTÃO DAS ALAGOAS
 LÁ ONDE A LUA SE ESCONDE
 TEM UMA CIDADE LINDA
QUE SE CHAMA MATA GRANDE

 II
 SE TU FOR PARA ALAGOAS
ESPERO QUE TU ME MANDES
 NOTICIA DA TERRA SANTA
 MINHA LINDA MATA GRANDE

 III
 AS VEZES PENSANDO EU CHORO
 MAIS NÃO DEIXO NINGUÉM VER
 QUERIDINHA MATA GRANDE
 COM SAUDADES DE VOCÊ

 IV
MATA GRANDE É TÃO FORMOSA

 DE UMA BELEZA SEM IGUAL

 NUM FUTURO MUITO PROXIMO
VAI GANHAR DA CAPITAL

V
 PEÇO A DEUS QUE EU NÃO MORRA
SEM QUE EU VOLTE PRA VOCÊ
 ONDE A MINHA JUVENTUDE
 FOI GOSTOSA PRA VALER
 VI

JOGAR BOLA E PESCARIA
 TOMAR BANHO NAS LAGOAS
 SERA O NOSSO PASSATEMPO
 AI MEU DEUS QUE COISA BOA
 VII
DAS MANGUEIRAS E JAQUEIRAS
 VINHA NOSSA REFEIÇÃO
 OS DONOS AS VEZES BRIGAVAM
 MAIS TINHAM BOM CORAÇÃO
 VIII
 AS VEZES PENSANDO EU CHORO
 MAIS NÃO DEIXO NINGUÉM VER
 QUERIDINHA MATA GRANDE
 QUE SAUDADES DE VOCÊ
 IX
 QUANDO EU PENSO EM MATA GRANDE
 CHEGO QUASE A ME PERDER
 JÁ NÃO SEI DE QUE EU GOSTO MAIS
 SE É DE MIM OU DE VOCÊ
 X
SE QUISER COMER GOSTOSO
 NÃO ESPERE QUE EU TE MANDE
 PASSE LA NO AEROPORTO
EMBARQUE PRA MATA GRANDE
XI
 O CLIMA DE MATA GRANDE
É MESMO MEDICINAL
 CURA ASMA E BRONQUITE
 COM A AJUDA DIVINAL

XII
 NAS FESTAS DE MATA GRANDE
 DE FIM DE ANO OU SÃO JOÃO
 DANÇAM ATE AMANHECER
 NINGUEM QUER PARAR MAIS NÃO
 XIII
 DAS MOÇAS DE MATA GRANDE
EU NÃO POSSO ESQUECER
 SÃO DE UMA BELEZA RARA
 QUE DÁ GOSTO A GENTE VER
 XIV
 SÃO TODAS ELAS PRENDADAS
 É A MÃE DELAS QUE ENSINA
 FAZER PRATOS ESPECIAIS
 DA BOA COZINHA NORDESTINA
 XV
 AO POVO DE MATA GRANDE
 O MEU ABRAÇO APERTADO
 PARA O JUIZ E O PREFEITO
 SOLDADOS E O DELEGADO
 XVI
 QUEM PROCURA MULHER SERIA
 E HOMEM TRABALHADOR
 VAI ACHAR EM MATA GRANDE
 GARANTO-LHE SEU DOUTOR
 XVII
 AMIGOS E CAMARADAS
 DO MEU TEMPO DE CRIANÇA
 ABRAÇAR TODOS VOCÊS
 NÃO PERDI AS ESPERANÇAS.
 XVIII
 O FUTURO DE UMA NAÇÃO
 É DOS JOVENS QUE SE ESPERA
QUEM INVESTE NA JUVENTUDE
 EU GARANTO QUE NUNCA ERRA.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

DICAS DE EDUCAÇÃO - Ame os seus pais.

Maceió (AL), 16 de maio de 2012.


O VALOR DOS PAIS.

     Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa.
     Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando a última decisão.
     O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse
pontuado com nota máxima.
     O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?"
     O jovem respondeu, "nenhuma".
     O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades ?" o jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."
     O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" - e o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa."
     O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
     O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" - o jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."
     O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe as mãos da sua mãe e depois venha ver-me amanhã de manhã."


     O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou em casa, pediu, feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.
     O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas e havia demasiadas contusões nas suas mãos.
Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com água.
     Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.
     Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.
     Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.
     O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou:
"Diz-me, o que fez e que aprendeu ontem em sua casa?"
     O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."
     O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que sentiu."
     O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar."
     O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida.
Está contratado."
     Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e  como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.
     Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorarará os esforços dos seus pais e quando começar a trabalhar, assumirá que todas as pessoas o devem ouvir e quando se tornar gerente,  nunca saberá o sofrimento dos seus empregados e sempre culpará os outros.
    Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um tempo, mas eventualmente não sentirão a sensação de objetivo atingido. Irão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais.
   Se somos esse tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?
   Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande TV em plasma. Mas quando cortar a grama, por favor, deixe-o experienciar isso. 
   Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama.
Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer é amar e ensinar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, pois um dia ele irá envelhecer, tal como a mãe daquele jovem.
     A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.
     Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?

     O valor de nossos pais ...
Autor Desconhecido.

     Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li.

    Leitura obrigatória para nós pais e, principalmente, para os filhos.



terça-feira, 15 de maio de 2012

III SÃO JOÃO DOS MATAGRANDENSES



Maceió (AL), 15 de maio de 2012.

III SÃO JOÃO DOS MATAGRANDENSES


Local – Clube dos Servidores da Assembleia Legislativa
DIA – 01.06.2012
Início – 21:00 horas
Bandas: –  Alex Barros e  a  Gig Forrozeira.
                   Forrozão Talismã
                   Júnior dos Teclados
Traje  -  Matuto, para abrilhantar  o evento.
Entrada – Franca, porém, com convite previamente solicitado.
Produção e Realização:  - Cleide Vilar  (Cel. 9909-3737 ).

domingo, 13 de maio de 2012

HOMENAGEM AS MÃES - Autor: José Freitas.

Maceió (AL), 13 de maio de 2012.

Para homenagear as mães, transcrevemos a poesia enviada por  nosso conterrâneo José Freitas, diretamente de São Paulo.

A todas as mães os nossos parabéns.

MÃE: UM NOME SIMPLESMENTE DIVINO

RABISQUEI ESTES MEUS VERSOS
COM UM SENTIMENTO PROFUNDO
QUERO COM ELES HOMENAGEAR
O QUE TEM DE BOM NESTE MUNDO


MÃE: PALAVRA MUITO PEQUENA
DE UM SIGNIFICADO PROFUNDO
QUEM TIVER SUA MAMÃE AINDA
SINTA-SE FELIZ NESTE MUNDO


VOCÊ QUE TEM SUA MAMÃE
SEMPRE ABRAÇE BEIJE ELA
MOSTRE QUE ÉS UM BOM FILHO
NEM MESMO A MÃE É ETERNA

DEUS QUE É SABIO E PODEROSO

PODIA FAZER DIFERENTE
NASCER DE UMA OUTRA FORMA
MAIS FEZ IGUALZINHO A GENTE


O PAI ATÉ QUE FOI SIMBÓLICO
MAIS A MÃE NÃO TEVE JEITO

TINHA QUE SER IGUAL A NOSSA
POIS SÓ UMA MÃE É PERFEITA


SE UM DIA EU FALAR COM DEUS
E ELE QUISER ME ESCUTAR

QUERIA PEDIR DE JOELHOS
PRA MINHA MAMÃE VOLTAR

MÃES QUE TRABALHAM NA LAVOURA
MÃES POR DEUS ABENÇOADAS
MÃES QUE TRABALHAM NAS FÁBRICAS
MÃES QUE SÃO INJUSTIÇADAS


MÃES QUE MORREM DE SAUDADES
DOS FILHOS QUE ESTÃO AUSENTES
MÃES QUE OS FILHOS NÃO VISITAM
VIVE SEM PARENTES E ADERENTES


PRA FINDAR ESTA HOMENAGEM
EU VOU PRA ONDE O VENTO VAI
POIS TEM PAI NO PAPEL DE MÃE
E TEM MAMÃE NO PAPEL DE PAI

filoca 13/05/2012 dia das mães

sábado, 12 de maio de 2012

DICAS DE CULTURA - Geovana Clea


Maceió (AL), 12 de maio de 2012.


Geovana  Clea, artista plástica inhapiense, que mais uma vez se destaca no cenário europeu.

Comunicado Imprensa

Arte em favor da vida!

Mostra Pessoal

Colors of Life

(Em favor da Associaçao para as doenças do Sangue do Hospital Niguarda de Milao)

Da Artista Plastica Brasileira

Geovana Cléa

Sabado 19 de Maio 2012 às 15.00 hrs

no Castello Douglas - Scott

Fombio (LO)

Em ocasiao da terceira caminhada do sorriso em favor da associaçao das doenças do sangue do hospital Niguarda de Milao, acontecerà a mostra de arte contemporanea “Colors Of Life” da artista brasileira Geovana Cléa.

A artista que ja è amiga de AMS vem se empenhando com a luta contra o cancer ja ha muito tempo, tanto que criou um grupo que se chama: “Doar a médula ossea a minha vida em vc” segundo Geovana os tumores è um problema que pertence a todos nos, independente de cor, raça ou religiao. E acrescenta: _ “Sinto uma grande honra em fazer algo atravez do meu grupo, passamos varios tipos de informaçoes sobre doaçoes de médula ossea, prevençao, novidades da medicina nos tratamentos e testemunhos”.
Serà doado pela artista uma sua obra para recolher fundos para à Associaçao que ajuda nas pesquisas cientificas para a luta contra os tumores e em caso de vendas das obras durante a sua exposiçao uma percentual serà doada para AMS.


“ E’ presciso pensar ao proximo, doar-mos vida e sermos um instrumento de esperança para os outros… Se eu tivesse que apresentar uma obra somente para mostrar um belo quadro, nao teria sentido, para mim a minha arte è uma ponte para ir além: Geovana Cléa”.