quinta-feira, 2 de novembro de 2017

RUAS DE MATA GRANDE-Germano










RUA EUSTÁQUIO MALTA - Provavelmente esta é a rua mais antiga da nossa cidade. No local onde hoje fica o prédio dos Correios existia uma cruz que originou o nome como ainda hoje é conhecida: A RUA DA CRUZ.

Segundo o jornalista Djalma Mendonça o proprietário João Gonçalves erigiu, logo abaixo de sua residência uma capelinha de taipa, ao lado esquerdo do atual prédio do Grupo Escolar Demócrito Gracindo, que, como era de praxe servia também de cemitério, erguendo em frente, grande cruz de madeira, feita do tronco de uma enorme Massarandubeira ali existente.

Dessa árvore de gigantesco porte, herdou o arraial, o nome de Mata do Pau Grande e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, a sua padroeira atual, esculpida em Penedo, por encomenda de João Gonçalves.

O nome dado a Rua da Cruz, que apesar do tempo lhe conserva a tradição popular, vem deste fato. 

Na Rua da Cruz residiram importantes homens que fizeram a história de Mata Grande, inclusive alguns prefeitos (Gentil Albuquerque Malta e Antonio Barbosa da Silva, há décadas passadas) além de Deputados Estaduais como Antonino Malta, Eraldo Malta Brandão e Luiz Gonzaga Malta Gaia.

Esta Rua também foi palco do início de um grande tiroteio entre forças políticas da época de 1950, onde faleceram Eustáquio Malta, os filhos Ubaldo Malta e Sônia Malta e ainda um cidadão chamado Napoleão, afora inúmeros feridos, pois o tiroteio começou às oito  horas e durou por mais de três horas e meia.



A farmácia mais antiga do Estado de Alagoas, que pertencia ao farmacêutico Dalvino Alencar e seu irmão Virgílio Alencar, ali também tinha endereço certo até tempos atrás.

Atualmente, muitos órgãos importantes  ainda funcionam nela  como a Câmara Municipal, a residência dos pais do ex prefeito, Grupo Escolar Demócrito Gracindo, Banco do Nordeste do Brasil S/A., Empresa Brasileira de Correios, Posto de Jairo Malta, Casa Veterinária do meu amigo Luiz Celso, afora outros comerciantes e familiares.
Maceió (AL), 02 de novembro de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário