sábado, 29 de maio de 2021

MEUS SETENTA E CINCO ANOS - Germano

 












MEUS SETENTA E CINCO ANOS - Germano

Já escrevi sobre algumas das fases da vida, porém ao completar sessenta anos, aceitei o nome de SEXALESCENTE,  que nada mais é que uma mistura de sexagenário com adolescente e criei, por pura brincadeira, a denominação de ENVELHESCENTE, que podemos dizer que é a aceitação do envelhecimento propriamente dito.

No decorrer dos anos e com a idade avançada, agora ,completando  setenta e cinco anos, não resta a menor dúvida que a envelhescência tende a chegar e assim vou continuar me enganando. Os cabelos desde os quarenta e cinco anos  diminuíram, foi um dos primeiros alertas, outros, passaram a fazer parte da lide diária.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante. Atualmente, muito tem se falado também sobre uma “quarta idade”, que reúne pessoas com 80 anos ou mais.” (Fonte Google).

Então, doravante, serei oficialmente um ANCIÃO, na esperança de passar para a próxima fase.

Eis que de repente encontro esta pérola O GRANDE LIVRO com as verdades que, muitos como eu, se veem em algumas partes, ou mesmo, na maioria, inseridas no texto. Não sei mencionar quem foi o autor, mas é uma realidade da geração a que pertenço. Por isso resolvi publicar para que outros da minha geração possam se deliciar.

 

“O GRANDE LIVRO

 

Sou do signo de Gêmeos, e tenho me saído muito bem em tudo que faço. Afinal, tenho habilidades verbais e escritas de sobra. Sou bem humorado e sedutor no começo da relação, por outro lado, posso revelar outra faceta quando a relação se aprofunda, me mostrar mais complexo.

O motivo é a ambiguidade natural que carrego, podendo fazer com que seja sensível e racional ao mesmo tempo, com estes dois lados em disputa. No fundo, tenho medo de ser carregado de roldão por minhas emoções, e por isto, mantenho sempre uma parte alheia aos meus sentimentos. Esta parte pode ser representada por meus trabalhos, interesses, estudos, etc.

Não nasci para ser confinado.  Por isto, precisei de uma companheira também capaz de se reciclar e surpreender e encontrei Icléa, a mulher da minha vida e que me complementa em toda e qualquer ambiguidade que surge.

Também estou fortemente ligado ao arquétipo do "Puer Aeternus", expressão latina cuja tradução é "jovem eterno". Do lado positivo, representa pessoas que nunca envelhecem. Do negativo, imaturidade e dificuldade em estar plenamente na relação.”

Na realidade a minha vida tem sido de alternâncias, quer no campo profissional como também no residencial, por isto, costumo  dizer aos amigos que sou “meio nômade”.

Posso frisar a fase da adolescência com a do aprendizado. Estudei. Trabalhei.

Já trabalhando, portanto na fase profissional, ingressei no BNB como Praticante de Escritório e com dois anos já era chefe de setor de serviços gerais. Casado, consegui constituir uma  excelente família, um patrimônio considerável para as minhas posses e por fim uma aposentadoria tranquila. Meus filhos e  filha também casaram e deram continuidade a preservação da espécie.

Nesta fase aprendi também outras profissões: agropecuarista,  encanador, eletricista, motorista e várias outras que são obrigatórias ao dono da casa. Como aposentado adquiri mais uma, como escritor de um livro que ainda vai ser publicado.

Portanto, alguns acontecimentos importantes marcaram a minha trajetória:

a)   Em 1965 meu ingresso no BNB  que me assegurou tranquilidade.

b)   Em 1967 o meu casamento com Icléa   e início da constituição da nossa prole.

c)   Em 1970 início da constituição do patrimônio.

d)   Em 1996 a minha aposentadoria.

e)   Em 2012 a minha formatura no curso de Direito.

Finalmente, estou muito feliz pelo meu aniversário, por ser chamado doravante de ANCIÃO, por ter passado por muitos invernos e verões  com secas devastadoras e ainda por ter acumulado energia durante a juventude.

Interessante é que estou  também, muito satisfeito por chegar a estes três  quartos de séculos esbanjando saúde e alegria, não obstante as insistentes ameaças por doenças como a chikungunya e recentemente pelo COVID 19, que me fizeram perder a possibilidade de viver muitos mais anos nas próximas décadas.

Não posso programar uma festa, mas não dispenso se os familiares enfrentarem. Sei que vou beber, dançar, pular, festejar , adorar e agradecer a DEUS pelos anos vividos.

 

 

 

 

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário