quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

UM ANO ATÍPICO - Germano

 


 

Hoje, aos nove dias do mês de dezembro acordei  em Brasília,  repetindo  o que sempre faço quando  tenho a oportunidade,  visitar a minha filha, netas, genro e seus familiares e amigos. Daí, surgiu a ideia de  dissertar um pouco do que foi  o ano de 2020, o qual classifico de um ano totalmente atípico.

Recordando os meses de janeiro e fevereiro onde  as confraternizações prosseguiram sem anormalidades. Pude pensar em adquirir um carro  novo , uma vez que a minha ”xebrequinha“ já estava com sete anos de uso e prestes  a precisar de pneus novos, até aí tudo bem.

Chegou o mês de março exatamente no dia  catorze, nos deslocamos para Mata Grande – Al., a fim de participar das comemorações alusivas ao aniversário de uma querida Comadre, onde tudo foi normal, reencontramos os familiares e amigos com prazer e alegria.

Pensávamos em retornar a Maceió no início da semana seguinte, todavia, no dia  dezoito de março se comemora a festa de emancipação política da cidade, com desfiles estudantis e outras solenidades. Resolvemos ficar. Porém  exatamente no dia dezessete de março, eis que aparece o famigerado COVID-19 que mudou não somente os meus planos, mas os planos do mundo. Começou pelo Prefeito que mandou suspender todas as atividades programadas para o dia dezoito. Feito isto, resolvi permanecer em Mata Grande, esperando a onda passar.

E assim se passaram oito meses, passei a cultivar  hortas caseiras e outras atividades inerentes a vida rural. É tanto que dizia aos amigos : estou em isolamento rural. Mas como de tudo sempre há uma válvula de escape permitida por Deus. Eis que no mês de setembro, passei a ter mais uma profissão: a de escritor. Outra atipicidade ocorrida no ano.

No decorrer destes meses tivemos um inverno atípico, muitas chuvas, muitas lavouras e muitos pastos para os rebanhos o que nos dava esperanças de desenvolvimento para todos os  trabalhadores que lidam com agropecuária.

Chega o mês de novembro e com ele o dia quinze, dia da eleição. Ah!  Dias antes houve uma convenção política e o meu filho foi escolhido para participar da chapa majoritária como candidato a  Vice-Prefeito, outra surpresa atípica. Como ia dizendo, foram eleitos todos os candidatos em quem votei. Fui então, possuído de forte emoção, por isso,  fui comemorar as vitórias com os  meus conterrâneos. Abraços, muita cerveja com prazer e alegria, me fizeram esquecer da máscara e aconteceu que o pestilento chinês, que vivia me rondando, aproveitou a oportunidade e me ferrou. Outro caso atípico.

Vivenciando os primeiros dez dias do ano, em plena recuperação  do COVID 19 estou agradecendo a Deus pelas  surpresas do ano. Agradecer também, a Drª. Bertine Malta que tratou de mim lá em Maceió, a Drª. Geovanna Lea Barbosa de Mendonça Pessoa de Melo que trata de mim onde quer que eu esteja. A  minha esposa pela dedicação e amor dispendido e ainda a todos os amigos que diretamente me enviaram mensagens.

Se Deus nos permitir, vamos nos despedir do ano 2020 em nossa terra natal, sob o manto protetor da nossa Excelsa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Um comentário: