sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

DATAS HISTÓRICAS DE MATA GRANDE - Germano


DATAS HISTÓRICAS DE MATA GRANDE – Germano

14/01/1660 – Antonio Souto Macedo foi o primeiro proprietário junto com o capitão mor Sebastião de Sá, que se fixou na Ribeira do Canapi. Este depois doou suas terras aos Padres Jesuítas sediados em Recife-Pe.

01/02/1764 – Com a extinção da ordem dos padres jesuítas, houve a expulsão deles do Brasil e a Coroa Real vendeu as terras em leilão.         Quem arrematou foi o Capitão Mor João Carlos Dantas que não cumpriu os pagamentos pactuados, então, Cipriano da Cunha e Francisco Gomes de Sá, arremataram.

1771 – Mata Grande teve o seu primeiro povoamento quando João Gonçalves Teixeira e sua mulher Maria Luiza se instalaram em terras do Cumbe, nas Mata de Santa Cruz. Ergueram uma capela em homenagem a N.S.da Conceição e mandaram colocar uma grande cruz de madeira.

1808 – Deram o nome de Mata do Pau Grande.

1835 – Passaram a chamar de Mata Grande.

18/03/1837 -Foi elevada à categoria de vila.

04/05/1846 – Foi extinta a categoria de vila.

08/06/1852 – Foi elevada novamente a categoria de vila com o nome de Mata Grande.

30/04/1860 -Foi anexada  a comarca de Penedo com o nome de Paulo Afonso.

05/06/1902 - Foi elevada à condição de cidade com o nome de Paulo Afonso.

25/05/1929 – Passou a se chamar definitivamente de Mata Grande, face a criação do município de Água Branca.


4 comentários:

  1. Maravilhoso! Informações riquíssimas exposta de forma clara e sucinta. Serei muito grata se poder informar apenas quais as fontes que foram tomadas como base, para esta síntese.

    ResponderExcluir
  2. Existe um livro MONOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE MATA GRANDE , do escritor Djalma Mendonça. Dele foi que copiei as datas.

    ResponderExcluir
  3. Onde posso encontrar este livro? Existe em PDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliziane , bom dia, o livro foi publicado nos anos cinquenta. Consegui um exemplar e depois emprestei, com as minhas mudanças ele sumiu. Nos anos oitenta consegui um exemplar aqui em Maceió. Este sumiu da minha estante, portanto, não existem mais.

      Valter Brandão, está com um exemplar muito melhor e atualizado até os casos mais recentes da terra, porém, está encontrando dificuldades para o lançamento. Acredito que em breve teremos um livro sobre Mata Grande, bastante atualizado. Resta aguardar!

      Excluir